O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), divulgou nesta sexta-feira (12) um vídeo em que celebrou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus pela tentativa de golpe de Estado em 2023. Em sua fala, o ministro destacou a importância da responsabilização e rejeitou a possibilidade de anistia, defendida por setores do Centrão e pelo bloco bolsonarista no Congresso Nacional.

“De alma lavada com a resposta das nossas instituições ao ataque à nossa democracia! O Brasil é soberano. Sem anistia”, escreveu Camilo em suas redes sociais.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

No vídeo, o ministro afirmou que o julgamento representou um marco histórico. Ele lembrou que nasceu durante o período da ditadura militar e relatou que seu pai foi torturado por lutar pela liberdade e pela democracia. “Portanto, a democracia é algo inegociável, e pra mim hoje eu tô de alma lavada por essa decisão do Supremo Tribunal Federal”, afirmou.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Camilo também parabenizou a Justiça pela postura diante dos ataques antidemocráticos. “É preciso responsabilizar todos que atentem contra a democracia do nosso país. Parabéns à Justiça brasileira, isso é algo que nós precisamos sempre defender, é a nossa democracia, a nossa pátria e a nossa soberania”, declarou.

Apesar da repercussão política, o ministro ressaltou que segue dedicado à agenda do Ministério da Educação, mencionando compromissos recentes em Roraima e Pará, além da sanção da Carteira Nacional Docente do Brasil, ocorrida nesta semana em Brasília.

Leia também | STF deve abrir prazo para recursos de Bolsonaro e dos outros sete réus em outubro

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<