Empresa quer disputar espaço com líderes do varejo como 3Corações e L´OR A Camil dá novo passo rumo a estratégia de ser uma empresa de alimentos com um amplo portifólio. Nesta sexta-feira, 27 de junho, lançou cápsulas de café com a marca União.
Inicialmente, os produtos estarão disponíveis nos varejistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul , mas a diretor de marketing da companhia, Flávia Molina, afirmou que a distribuição será ampliada para todo o país até o fim do ano.
Initial plugin text
“Queremos disputar a liderança do mercado de cápsulas no autosserviço”, disse ela à Globo Rural. Nesse segmento, as marcas mais consolidas são 3Corações e L´OR. A Nespresso não atua no autosserviço.
As cápsulas da Camil, assim como a de outras marcas, serão produzidas pela empres suíça Mocoffee, em sua unidade de Portugal. Essa companhia está construindo uma fábrica em Varginha, Minas Gerais, com capacidade de produção de 100 milhões de cápsulas por ano. Assim que essa unidade ficar pronta, os produtos da União serão feitos nela.
Compatíveis com o sistema Nespresso, as cápsulas da linha União chegam ao mercado com cinco blends, todos produzidos apenas com café arábica:
• Amaro (Intensidade 12) – com notas tostadas e de chocolate amargo.
• Ristretto (Intensidade 11) – intenso e marcado por nuances de castanha.
• Classico (Intensidade 9) – um clássico com toques de amêndoas e caramelo.
• Velluto (Intensidade 8) – equilibrado e frutado.
• Ristretto Decaffeinato (Intensidade 9) – opção descafeinada para qualquer hora.
Segundo a ABIC, o setor de café torrado no Brasil faturou R$ 36,82 bilhões em 2024, refletindo um processo de transformação do consumo, com os brasileiros cada vez mais buscando qualidade, praticidade e novas experiências. Nesse contexto, o segmento de café em cápsulas se destaca como uma das principais alavancas de crescimento.
A Camil não divulgou investimentos nos produtos, mas Flávia afirmou que o café está entre as prioridades da empresa em 2025. Também adiantou que novos produtos, em diferentes segmentos serão lançados este ano.