Cafés premiados em concurso estão à venda em Belo Horizonte Os cafés especiais vencedores do 21º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, estão disponíveis nos supermercados de Belo Horizonte. Nesta segunda-feira (28/4), eles chegaram às gôndolas de 17 mercados locais, com o lançamento da linha “Cafés Campeões”, durante um evento na capital mineira.
Leia também
Jovem cafeicultora remodela negócio da família com irrigação e gestão financeira
Com tarifaço, empresas de café dos EUA temem aumento de preços
A iniciativa, que chega ao sétimo ano, é fruto da parceria entre a Emater-MG e a rede de supermercados Verdemar, visando valorizar os cafés de alta qualidade produzidos por produtores mineiros, principalmente os agricultores familiares.
Nesta edição, 12 produtores das regiões de Matas de Minas, Cerrado Mineiro, Sul de Minas e Chapada de Minas foram selecionados para comercializar seus grãos na rede supermercadista. Eles obtiveram as maiores notas na competição em 2024.
“Temos uma gama de atividades junto ao setor que transformou a realidade da produção de cafés em Minas Gerais. Entre elas, o Concurso de Qualidade dos Cafés. Hoje, não somos apenas o maior produtor de café commodity do mundo, mas também produzimos excepcionais cafés, os melhores do mundo, valorizados e reconhecidos. Para nós é uma grande satisfação e isso se reflete na melhoria da vida das pessoas que estão nesta atividade”, afirmou o presidente da Emater-MG, Otávio Maia.
O concurso da safra 2024 recebeu 1.406 amostras, provenientes de 146 municípios, e é considerado um dos principais do país. Os cafés passaram por análises físicas e sensoriais conduzidas por Q-Graders – provadores certificados internacionalmente –, seguindo os padrões da Specialty Coffee Association (SCA). Apenas os cafés que atingiram mais de 85 pontos puderam avançar para a fase final.
O grande destaque da edição foi o agricultor familiar Onofre Alves Lacerda, de 79 anos, do município de Espera Feliz (Matas de Minas). Com 92,7 pontos na categoria Café Natural, ele se tornou o primeiro bicampeão estadual do concurso, após vencer também em 2017. Onofre Lacerda também recebeu o prêmio de Sustentabilidade, por alcançar a maior pontuação entre os participantes do programa de certificação Certifica Minas Café.
“Eu tenho uma honra muito grande de participar desse concurso. A gente nunca pensou em chegar onde estamos. Hoje tenho um dos melhores cafés de Minas e do mundo, porque tenho café vendido até para fora do Brasil”, comemorou o produtor.
Os cafés campeões são vendidos em três versões: torrado e moído para filtro, torrado e moído para expresso, e torrado em grãos. As embalagens trazem foto e nome do produtor, a nota obtida na competição, características do café e o selo oficial do concurso, aproximando o consumidor final do trabalho desenvolvido no campo.
*Sob orientação de Marcelo Beledeli