O Broto, plataforma digital de agronegócio do Banco do Brasil, firmou parceria com o AgNest, uma “fazenda laboratório” que recebe startups do setor para testar e validar serviços e produtos em uma estrutura de 66 hectares em Jaguariúna, no interior de São Paulo.
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O objetivo da colaboração é dar condições exclusivas para empresas que anunciam no marketplace ou integram o Clube Broto, dentro do Agnest, para simular as condições reais de uma fazenda. As startups que tiverem seus produtos aprovados também recebem um selo do AgNest, que funciona como um reconhecimento de mercado que leva em consideração critérios de relevância e impacto de tecnologias ao produtor rural.
Segundo o diretor de inovação do AgNest, Leonardo Tostes, é importante para as agtechs fazerem parte do ecossistema de startups do agro paulista. “⁠A forma como atuamos é bem sistêmica, elas terão chance de entender seu impacto em um ambiente que existem também outras tecnologias sendo testadas e validadas. Ou seja, é uma situação real”, destaca.
A metodologia de validação do hub segue um protocolo em três etapas: plano de trabalho, execução e mensuração de resultados. A obtenção do selo depende de avaliação feita por uma banca especializada.
A estrutura da fazenda-laboratório tem como conceito oferecer a realização de provas de conceito, reuniões técnicas, dias de campo, treinamentos e eventos, para que as startups consigam apresentar a evolução do trabalho para produtores, empresas e universidades.
Segundo José Evaldo Gonçalo, presidente do Broto, a base da parceria é atingir o produtor. “Ao unir forças com o AgNest, contribuímos para testar soluções e chegar ao produtor com eficiência e credibilidade”.