A BRF aprovou nesta quinta-feira (18/9) o cancelamento de 90,2 milhões de ações que estavam em sua própria posse, conhecidas como ações em tesouraria. Essas ações haviam sido recompradas pela empresa em programas anteriores ou retornaram à companhia após alguns acionistas decidirem sair da sociedade, no contexto da operação de fusão com a Marfrig anunciada em maio deste ano.
Initial plugin text
Ao cancelar essas ações, a BRF reduz o número total de papéis em circulação no mercado, mas sem diminuir o valor total do capital investido na empresa. Após o cancelamento, o capital social da BRF continua o mesmo, mas passa a ser representado por aproximadamente 1,59 bilhão de ações ordinárias.
O conselho de administração da empresa também decidiu solicitar à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a mudança do seu registro de companhia aberta da categoria “A” para a categoria “B”. Essa alteração significa que a empresa deixará de ter ações negociadas na bolsa de valores brasileira, embora continue sujeita à fiscalização da CVM.
Também foi aprovada a retirada da listagem dos recibos de ações (ADRs) da Bolsa de Nova York, que atualmente permitem a negociação de papéis da BRF por investidores estrangeiros. Com isso, a BRF pretende interromper suas obrigações de divulgação periódica de informações à SEC, o órgão regulador do mercado financeiro dos Estados Unidos.
Todas essas medidas ainda dependem da conclusão oficial da incorporação da BRF pela Marfrig, o que está previsto para acontecer no próximo dia 22 de setembro. A data marcará o encerramento das negociações dos papéis da BRF na B3.
A empresa que nascerá da união entre BRF e Marfrig vai se chamar MBRF e sua negociação na bolsa brasileira passarão a ocorrer sob o código (“ticker”) MBRF3 a partir do dia 23. Com receita líquida de R$ 152 bilhões e presença em 117 países, a MBRF será uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Terá um portfólio robusto de carne bovina, suína e de aves e também de produtos industrializados, reunidos em marcas como Sadia, Perdigão, Qualy, Banvit e Bassi.