
O Ministério da Agricultura, em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores, anunciou ontem que o Brasil recebeu autorização para exportar produtos cárneos para o Azerbaijão.
Initial plugin text
Localizado na região do Cáucaso e com cerca de 10,2 milhões de habitantes, o país tem ampliado suas relações comerciais com o Brasil nos últimos anos, segundo o governo brasileiro. Em 2024, o Brasil exportou US$ 21 milhões para Azerbaijão, com destaque para carnes, produtos florestais e outros produtos de origem animal.
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) lembra que o Brasil já registrou fluxos significativos de exportação de carne de frango ao Azerbaijão, interrompidas em 2019 e retomada de forma pontual em 2024. No último ano, as importações do país chegaram a 41,9 mil toneladas, crescimento de 46% na comparação com 2023.
Segundo a ABPA, o consumo per capita de carne de frango no Azerbaijão gira em torno de 15 quilos por habitante, com 141 mil toneladas consumidas internamente e projeção de alcançar até 152 mil toneladas em 2026.
Para a associação, a abertura reforça a posição do Brasil como parceiro estratégico do Azerbaijão, em um momento de crescimento consistente da demanda local.






