Oito dos melhores queijos do mundo são brasileiros. O anúncio foi feito no último domingo (14/9), durante o Mondial du Fromage, evento considerado a “Copa do Mundo do Queijo” pela importância no universo da gastronomia. Outros dois laticínios nacionais também estão na lista dos premiados com o ouro na França: iogurte natural e requeijão.
Leia também
Queijo com formiga: conheça a iguaria brasileira que custa mais de R$ 200 o quilo
Queijos do Brasil estão entre os 100 melhores do mundo; veja quais
Canastra é eleito um dos melhores queijos do mundo: veja 6 curiosidades sobre a iguaria
Segundo a organização do concurso, quase 2 mil produtos de 26 países foram avaliados pelos jurados, sendo 300 apenas do Brasil. Ao todo, foram 58 medalhas: 10 de ouro, 18 de prata e 30 de bronze.
A Estância Silvania, de Caçapava (SP), que se destacou com três ouros – Queijo Real Silvania, Queijo Dom Silvania e o Néctar Silvania (iogurte natural) –, deixou a proprietária, Camila Almeida, orgulhosa do trabalho realizado em equipe.
“É uma felicidade imensa participar de um campeonato na França, o país dos queijos, de ter a oportunidade de representar o Brasil, que é gigante, e de representar também os pequenos produtores, porque eu sou uma pequena produtora ainda. Só recebeu ouro quem tirou acima de 90 pontos, a régua subiu muito. Eles olham tudo, visual, textura, sabor, aroma… Então, receber ouro é maravilhoso. Não é um prêmio só meu, é coletivo”, disse Camila à Globo Rural.
A empresa cria apenas gado gir leiteiro, raça originária da Índia utilizada nas principais bacias leiteiras do Brasil, como Minas Gerais, Goiás e São Paulo, conforme a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), e produz queijos e demais laticínios com leite A2.
Apesar da divulgação dos premiados com ouro, prata e bronze, o Mondial du Fromage ainda não terminou. Nesta terça-feira (16/9) será anunciada a lista “super ouro”, com os 15 produtos que tiveram as melhores notas nas avaliações.
Veja quem recebeu medalha de ouro:
Queijo Fazenda Santo Antônio (Fazenda Santo Antônio – MG)
Queijo Benzinho (Queijaria Bela Fazenda – SP)
Queijo Camponês Carrara (Capril Rancho das Vertentes – MG)
Queijo Abaporu (Biopark – PR)
Queijo Real Silvania (Estância Silvania – SP)
Queijo Dom Silvania (Estância Silvania – SP)
Queijo Passionata (Biopark – PR)
Queijo Maturado com Café (Queijaria D’Lourdes – AM)
Néctar Silvania – Iogurte Natural (Estância Silvania – SP)
Requeijão Cremoso (Laticínios São João – MG)