A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação de Comerciantes de Carne de Cingapura (MTAS, na sigla em inglês) formalizaram nesta segunda-feira (6/10) um memorando de entendimento que estabelece uma parceria estratégica entre Brasil e Cingapura no setor de proteína animal.
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O acordo prevê a cooperação entre as duas entidades em temas técnicos, regulatórios e comerciais. A intenção é facilitar o comércio de carnes de frango, suína e produtos processados, além de promover melhorias na segurança alimentar e na qualidade dos produtos.
Entre as ações contempladas estão o intercâmbio de informações, apoio a iniciativas de promoção comercial e articulação com autoridades regulatórias, como a Agência de Alimentos de Cingapura (SFA, na sigla em inglês) e o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil.
Com vigência inicial de 12 meses e renovação automática, o memorando estabelece a manutenção de um diálogo contínuo entre as partes, com o objetivo de identificar oportunidades de cooperação e desenvolver projetos conjuntos de longo prazo.

“Esta parceria é um avanço nas relações entre o Brasil e Cingapura no campo da segurança alimentar e da cooperação sanitária. Reforça o papel do Brasil como parceiro confiável na oferta global de proteína animal, e abre novas frentes para o fortalecimento de um comércio cada vez mais baseado em ciência, previsibilidade e confiança mútua”, destaca Ricardo Santin, presidente da ABPA.

A cerimônia de assinatura, durante a Anuga 2025, uma das maiores feiras internacionais de alimentos e bebidas, realizada em Colônia, na Alemanha, contou também com a presença do presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Roberto Perosa, que firmou memorando semelhante voltado ao setor de carne bovina.

Segundo dados da ABPA, Cingapura é atualmente o nono maior destino da carne de frango brasileira. Entre janeiro e agosto deste ano, foram exportadas 101,4 mil toneladas, com receita de US$ 185 milhões. No mesmo período, o país asiático foi o sexto maior importador de carne suína do Brasil, com 54,7 mil toneladas e receita de US$ 155,3 milhões.