O Brasil deixou de embarcar 508,7 mil sacas de café de 60 quilos – o equivalente a 1.452 contêineres – em julho, por questões relacionadas ao esgotamento da infraestrutura dos portos. A informação é do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), que fez um levantamento com seus associados.
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O não embarque desse volume impediu que o país recebesse US$ 196,05 milhões, ou R$ 1,084 bilhão, como receita cambial em suas transações comerciais apenas em julho deste ano, considerando o preço médio Free on Board (FOB) de exportação de US$ 385,36 por saca (café verde) e a média do dólar de R$ 5,5279 no mês passado.
“Esse não ingresso de receitas com a exportação de café gera elevados prejuízos aos exportadores e representa o menor repasse das transações comerciais aos produtores brasileiros”, diz em nota o diretor técnico do Cecafé, Eduardo Heron.
Segundo ele, não é “saudável” ao comércio exterior brasileiro acumular prejuízos logísticos devido à infraestrutura defasada do país, a qual vem causando constantes atrasos e alterações de escalas dos navios e, somente em julho, gerou um prejuízo de R$ 4,140 milhões aos exportadores de café com a adição de custos extras com armazenagem adicional, detentions, pré-stacking e antecipação de gates.

RAIO-X dos atrasos
Em julho de 2025, 51% dos navios, ou 167 de um total de 327 embarcações, tiveram atrasos ou alteração de escalas nos principais portos do Brasil, conforme o Boletim Detention Zero (DTZ), elaborado pela startup ElloX Digital em parceria com o Cecafé.
O Porto de Santos, que respondeu por 80,4% dos embarques de café de janeiro a julho deste ano, registrou um índice de 65% de atraso ou alteração de escalas de navios, o que envolveu 118 do total de 182 porta-contêineres. O tempo mais longo de espera no mês retrasado foi de 35 dias no embarcadouro santista.
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O complexo portuário do Rio de Janeiro (RJ), o segundo maior exportador dos cafés do Brasil, com 15,5% de participação nos embarques entre janeiro e julho de 2025, teve índice de atrasos de 37% no mês retrasado, com o maior intervalo sendo de 40 dias entre o primeiro e o último deadline. Esse percentual indica que 26 dos 70 navios destinados às remessas do produto sofreram alteração de escalas.
Também no sétimo mês deste ano, 38% dos procedimentos de exportação tiveram prazo superior a quatro dias de gate aberto por porta-contêineres nos portos fluminenses; 41% registraram entre três e quatro dias; e 21% possuíram menos de dois dias.
Expectativas

Para o Cecafé, o segundo semestre tende a ter mais problemas com o aumento da chegada dos cafés colhidos na safra deste ano.

Heron comenta que a entidade conversa com diversos entes do comércio exterior na expectativa de se buscar medidas “emergenciais e céleres” para reduzir os impactos negativos que os gargalos logísticos vêm causando aos exportadores.

O diretor técnico do Cecafé revela que a entidade se reuniu, no mês passado, com o gerente do Observatório do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), Bruno Pinheiro, para discutir uma proposta de aprimoramento dos indicadores logísticos e a criação de índices para monitorar os entraves nas exportações de café. Para tanto, o Conselho vem contando com constante apoio da associação Logística Brasil, na construção de uma pauta focada em logística, em Brasília (DF), além de também vir atuando em parceria com outras entidades do agronegócio.

“Faremos um refinamento nas informações de nosso Boletim Detention Zero, tido como referência na apuração dos atrasos dos navios e de seus impactos nas exportações de café, com base em informações extraídas da (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) ANTAQ e outras fontes públicas de dados. O objetivo é, em conjunto, estruturarmos um indicador, inicialmente para café, que será disponibilizado por meio do observatório do IBI, para avaliar quais são os entraves nas exportações, de maneira a ter uma informação mais acurada e estruturada, visando buscar políticas públicas para melhorar o desempenho do setor exportador”, explica.

Medidas urgentes
Os exportadores brasileiros de cargas conteinerizadas, demandam, “com urgência”, da adoção de medidas para dar agilidade nos leilões de terminais, ampliar a capacidade de pátio e berço nos portos, aumentar os acessos portuários e incentivar a diversificação dos modais de transporte, com investimentos em ferrovias e hidrovias.

“É nesse sentido que estamos atuando para a criação desses indicadores logísticos que permitam acompanhar, de maneira adequada, as demandas na infraestrutura portuária do Brasil, de forma que os portos possam evoluir na mesma proporção do avanço das cargas, considerando o constante crescimento do agronegócio nacional”, completa.