Apesar de terem direito à gratuidade na emissão da carteira estudantil, estudantes bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) em Fortaleza têm enfrentado dificuldades para acessar o benefício. A estudante Rebeca Fernandes, bolsista do curso de Publicidade e Propaganda em uma universidade particular da capital, relata que precisou sair da rotina para garantir o documento, após falhas no sistema online da Etufor (Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza).
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
“Eu não consegui a gratuidade dentro do site da Etufor para solicitar minha carteirinha”, contou Rebeca. “Enquanto todos os pagantes da faculdade conseguiram fazer tudo pelo site, eu tive que me locomover para conseguir, porque mesmo com a comprovação de bolsista do ProUni, eu não conseguia a gratuidade. O sistema pedia o pagamento do boleto.”
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A estudante disse ainda que perdeu uma manhã de aula tentando resolver a situação. “Com muita sorte, dentro do VaptVupt conseguiram me atender, mesmo sem horário agendado, que é o correto lá.”
De acordo com Ivanderly Carvalho, coordenador de Atendimento ao Estudante, o procedimento para solicitar a gratuidade passa por uma verificação detalhada.
“Na hora da solicitação, a gente verifica se o estudante é bolsista do ProUni. Sendo confirmado, a universidade informa a matrícula no site da Etufor e a gratuidade é liberada, custeada pela Prefeitura de Fortaleza.” Ele explica que dificuldades podem ocorrer quando há falhas na declaração fornecida pela instituição de ensino. “A orientação da Etufor é que o estudante verifique junto à instituição se o termo ‘bolsista ProUni para UNE’ está corretamente inserido na declaração.” Em 2025, mais de 3.300 carteiras gratuitas já foram emitidas para bolsistas.
Leia também | Etufor convoca motoristas de aplicativo com placa final 5 para vistoria obrigatória em julho