A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) dá continuidade em setembro ao seu programa “Cidadania Cultural: Cultura do Acesso”, que leva arte, literatura e saberes tradicionais a diferentes territórios de Fortaleza e da Região Metropolitana. A iniciativa oferece uma programação gratuita e inclusiva, aberta a todas as idades, com o objetivo de ampliar o acesso da população a experiências culturais diversas.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
No dia 12 de setembro (sexta-feira), a Bece realiza duas atividades em Caucaia. Pela manhã, às 9h, a Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil (EEIEF) 7 de Setembro recebe o espetáculo “As Aventuras de Mara: descobrindo o planeta das bocas”, com as artistas Lyvia Cruz e Gracy Kelly, utiliza uma abordagem lúdica para aproximar o público ouvinte do universo da surdez, valorizando a cultura surda e a inclusão. A peça narra a jornada de Mara, que transita entre o Planeta das Mãos, onde todos se comunicam em Libras, e o Planeta das Bocas, onde a fala é predominante.
No mesmo dia e horário, a Associação Beneficente Tancredo Neves (ABTN), no bairro Parque Potira, sediará a vivência “Narrativas e Oralidades das Mulheres – Encadernação em Brochuras”. A oficina, ministrada pela artista Talita Késsia, explora técnicas de encadernação artesanal, além de resgatar e valorizar saberes ancestrais.
Já na sexta-feira seguinte, 19 de setembro, a mesma oficina de encadernação será realizada no Centro de Assistência Psicossocial Santo Agostinho (CAPSA), no Conjunto Palmeiras, em Fortaleza, oferecendo ao público a oportunidade de aprender as técnicas de encadernação e refletir sobre a memória coletiva.
O programa tem o compromisso de democratizar a arte e a cultura, promovendo encontros que unem educação, sensibilidade e inclusão social.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Serviço
Programação Cidadania Cultural
Data: 12 e 19 de setembro
Entrada: gratuita
Locais:
12 de setembro: EEIEF 7 de Setembro, Av. Dom Almeida Lustosa, 2322, Parque Guadalajara (Jurema), em Caucaia, e Associação Beneficente Tancredo Neves (ABTN), no bairro Parque Potira, em Caucaia.
19 de setembro: Centro de Assistência Psicossocial Santo Agostinho (CAPSA), no Conjunto Palmeiras, em Fortaleza.
Leia também | Zizi Possi apresenta “Concerto de Voz e Piano” no Cineteatro São Luiz em setembro