O Banco Central informou nesta segunda-feira (20/10) que conseguiu implementar os ajustes necessários no Sistema de Operações do Crédito Rural e do Proagro (Sicor) para registro dos financiamentos na linha para renegociação de dívidas rurais com recursos repassados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Leia também:
Banco do Brasil abre linha com juros livres para renegociação de dívidas rurais
Juros e endividamento altos afetam o crédito rural, e desembolsos caem 12%
“Informamos que já foram implementados os ajustes no Sicor para o registro de operações de acordo com a Instrução Normativa nº 676, de 15/10/25, e a Res. CMN nº 5.247, de 19/9/25 (…) Dessa forma, a partir de hoje, 20/10/25, no que tange ao Sicor, as instituições financeiras já podem submeter operações ao amparo desses normativos”, informou o BC.

Na semana passada, o BC divulgou uma instrução normativa com orientações sobre os procedimentos operacionais que as instituições financeiras deverão aplicar nas linhas de renegociação, com recursos públicos e livres, inclusive para as operações que envolvem Cédulas de Produto Rural (CPRs). Mas os sistemas não estavam prontos para registro, o que foi regularizado no fim de semana.

Mesmo assim, nem todas as instituições começaram a oferecer a linha de R$ 12 bilhões com recursos públicos. Até o fim da semana passada, apenas o Banrisul havia enviado propostas ao BNDES para reserva de recursos.

Nesta terça-feira (21/10), o Banco do Brasil informou que a regularização das dívidas com o uso de recursos subsidiados terá início em breve. A instituição abriu a linha com fontes livres para renegociação dos débitos.