Azul retoma voos para Jericoacoara, no Ceará, com operação ampliada até fevereiro de 2026

Jericoacoara, no litoral do Ceará, terá ampliação da malha aérea, com a retomada de voos que haviam sido suspensos pela Azul Linhas Aéreas. A companhia decidiu antecipar para outubro as operações para o Aeroporto Comandante Ariston Pessoa, em Cruz (CE), e deverá manter os voos até fevereiro de 2026, com partidas ligando a vila ao hub da companhia em Belo Horizonte (Confins).

Estão previstos 8 voos em outubro, 5 em novembro, 11 em dezembro, 18 em janeiro e 13 em fevereiro, todos operados com o Embraer E2-195.

A companhia havia restringido os voos, em Jeri, a períodos de alta temporada, com isso tendo sido revisto. Com a antecipação, serão 3.536 assentos extras somente nos meses de novembro e dezembro.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Para além disso, a Latam anunciou que vai ampliar a oferta de voos para Jericoacoara a partir de dezembro, conectando o destino turístico a Fortaleza, Brasília e Congonhas (SP) com maior frequência.

Conselho Empresarial destaca retomada de voos da Azul para Jericoacoara

Para o Conselho Empresarial da Vila de Jericoacoara, o reforço da malha aérea traz impactos diretos para a economia local. “Ficamos muito felizes com essa decisão da Azul. É uma decisão que nos surpreende positivamente, pois passaremos a contar nas nossas pousadas, hotéis e restaurantes com um incremento no volume de turistas que não estava previsto no nosso planejamento. Posso dizer que já estamos prontos, de braços abertos para receber esses visitantes e, assim, gerar mais emprego e renda para a comunidade da Vila de Jericoacoara”, pontua Delphine Estevenet, presidente do Conselho.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Aumento de fluxo

De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Aeroporto de Jericoacoara registrou aumento de 36% no fluxo de passageiros entre janeiro e julho de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Segundo os empresários da região, o crescimento do tráfego aéreo tem impulsionado diferentes setores, incluindo hospedagem, gastronomia, transporte turístico e passeios 4×4.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

“Esses voos são fundamentais para mantermos a competitividade de Jericoacoara em relação a outros destinos do Nordeste. Todas essas rotas ajudam a garantir a sustentabilidade dos negócios da nossa comunidade ao longo do ano”, diz ainda Lucimar Marques, presidente do Conselho Comunitário da Vila de Jericoacoara.

As novas operações também se somam ao Programa AmpliAR, do Ministério de Portos e Aeroportos, que busca atrair investimentos privados para aeroportos regionais, incluindo o de Jericoacoara. O objetivo é consolidar o terminal como porta de entrada aérea para o litoral oeste cearense.

Leia também | Beira-Mar de Fortaleza terá faixa exclusiva para pedestres e esportistas durante os finais de semana