
Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, em Canguçu (RS), o azeite Potenza Intenso está entre os vencedores do Mario Solinas Quality Award 2025 – Southern Hemisphere Edition, principal reconhecimento mundial dedicado aos azeites extravirgens. O concurso, promovido pelo Conselho Oleícola Internacional (COI), destacou quatro azeites do Hemisfério Sul com base em suas qualidades sensoriais e equilíbrio de sabor e aroma.
Leia mais:
Estes são os melhores azeites do Brasil, segundo as crianças
Azeite de avocado do Brasil ganha espaço no exterior
Brasil tem 30 azeites premiados em competição internacional; veja lista
Azeite de oliva extravirgem Potenza Intenso
Divulação | Fazenda Serra dos Tapes
O COI, sediado em Madri, é o órgão que reúne os principais países produtores e consumidores de azeite do mundo. Criado em 1959, o conselho define padrões internacionais de qualidade e atua na promoção do consumo e da pesquisa sobre azeites e azeitonas.
Saiba-mais taboola
As amostras da edição 2025 foram avaliadas nos dias 9 e 10 de setembro, em San Juan, na Argentina, por um júri internacional formado por chefes de painéis de degustação reconhecidos pelo COI. Ao todo, 30 amostras de cinco países participaram da disputa — Argentina, Uruguai, Brasil, Peru e África do Sul.
O azeite brasileiro venceu na categoria “Medium Green”, e dividiu o pódio com La Agrícola SA (Mendoza, Argentina), premiada em “Robust Green”; Ernesto Singer (Montevidéu, Uruguai), vencedora em “Delicate Green”; e Agroliva (Buenos Aires, Argentina), premiada na categoria “Ripe”. A fazenda gaúcha já havia conquistado também o prêmio em 2023, com o azeite Potenza Frutado, também reconhecido entre os melhores do mundo.