A Avenida Beira-Mar, um dos principais cartões-postais de Fortaleza, passou a contar com uma faixa exclusiva para a prática de corrida. A iniciativa teve início neste sábado (13), em caráter experimental, e será realizada aos sábados e domingos, sempre das 4h às 8h30 da manhã.
De acordo com o secretário da Regional II, Márcio Martins, a decisão foi tomada após observar a grande movimentação de praticantes de atividade física no local.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
“Em alguns dias, temos mais de 300 mil pessoas circulando pela Beira-Mar. Isso representa cerca de 1% da população de Fortaleza em picos de uso. O calçadão já está estrangulado, a ciclofaixa precisa ser preservada para bicicletas e, por isso, foi necessária uma alternativa que garantisse mais espaço e segurança”, explicou.
Martins destacou ainda que a iniciativa começou após diálogo entre a Regional II, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e o prefeito Evandro Leitão.
“A operação começou com entusiasmo e já recebeu aprovação dos corredores. É uma ação que pode se estender para outros dias, considerando que Fortaleza hoje é reconhecida como a capital da corrida de rua”, afirmou.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Funcionamento e ajustes operacionais
Segundo a AMC, a faixa exclusiva vai funcionar no trecho compreendido entre a rua Rui Barbosa e o Mercado dos Peixes. “A operação começou às 4 horas da manhã, com toda a sinalização montada e equipes em campo. A adesão foi muito positiva. Os corredores assumiram a pista e o fluxo foi tranquilo”, destacou André Luiz Barcelos, gerente de Operações e Fiscalização de Trânsito da autarquia.
Ele lembra, no entanto, que algumas regras precisam ser observadas:
É proibido estacionar em vagas de táxi, idosos e pessoas com deficiência sem credencial;
Durante a operação, a Zona Azul estará liberada até 8h30.
Atividade física com mais segurança
A Prefeitura ressalta que a faixa exclusiva não funcionará em dias de grandes competições esportivas, como corridas de rua, bastante comuns na Beira-Mar.
Para André Luiz Barcelos, a medida tem como objetivo fortalecer a prática esportiva e ampliar os espaços de mobilidade ativa na capital:
“Existe uma forte demanda da população por atividades físicas ao ar livre. Quando se cria uma área dedicada, o resultado é o bem-estar coletivo. É uma novidade que veio para ficar e que já está agradando os fortalezenses”, reforçou.
Leia mais | Quatro pessoas são presas por extorsão de comerciantes e provedores de internet no Ceará