
O calor extremo que atinge especialmente Estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste do país vai continuar nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou hoje (29) um alerta vermelho, de “grande perigo”, válido até 18h desta terça-feira (30).
O aviso abrange as seguintes áreas: Presidente Prudente (SP), São José do Rio Preto (SP), Leste de Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba (MG), Campinas (SP), Sul Goiano, Bauru (SP), Piracicaba (SP), Sul/Sudoeste de Minas, Itapetininga (SP), Sul Espírito-santense, Zona da Mata, Central Espírito-santense, Ribeirão Preto (SP), Araçatuba (SP), Macro Metropolitana Paulista, Marília (SP), Araraquara (SP), Sul Fluminense, Campo das Vertentes (MG), Vale do Paraíba Paulista, Noroeste Fluminense, Centro Fluminense, Metropolitana de São Paulo, Assis (SP), Metropolitana do Rio de Janeiro, Norte Fluminense, Litoral Sul Paulista e Oeste de Minas.
+ Veja a previsão para a sua cidade
Neste domingo (28), a cidade de São Paulo registrou 37,2°C, a maior temperatura para dezembro desde 1961. Algumas cidades do interior paulista ultrapassaram os 42°C.
A Climatempo alerta que a onda de calor deve prosseguir pelo menos até sexta-feira (2) principalmente sobre áreas de Minas Gerais e Espírito Santo. Assim, as temperaturas seguem elevadas, há ausência de chuva mais generalizada e consequente sensação de abafamento, características típicas de episódios de bloqueio que dificultam o avanço das instabilidades.
Aviso da Climatempo para onda de calor
Climatempo
Quando o calor começa a perder força?
Segundo os meteorologistas da Climatempo, a tendência é de que a onda de calor “comece a perder força gradualmente a partir do fim da semana, com a possibilidade de mudanças no padrão atmosférico e aumento da instabilidade nos dias seguintes”.
O Inmet também informa que todo o Estado de São Paulo, o Sul do Rio de Janeiro e Sul/Sudoeste de Minas Gerais estão sob alerta amarelo para tempestades até às 10h desta terça-feira (30).
O volume de chuvas pode variar até 50 milímetros por dia (mm/dia), acompanhadas de ventos intensos (40-60 km/h) e de queda de granizo. As chuvas intensas ainda vão atingir grandes partes do Norte do país.
As tempestades devem ser mais severas nos três Estados da região Sul, além do litoral Sul paulista e do Sudoeste de Mato Grosso do Sul. Para estas áreas, o Inmet publicou alerta laranja, de “perigo”, até 23h59 desta terça-feira. As chuvas podem chegar a 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo.




