A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) entregou nesta quarta-feira (22), pela primeira vez, a Medalha Herbert de Souza, que foi concedida a Lia de Freitas, primeira-dama do estado e presidente do Comitê Intersetorial de Combate à Fome. Ela foi homenageada pela condução do programa Ceará Sem Fome, iniciativa que leva segurança alimentar a milhares de cearenses.
Nos corredores da Assembleia, a exposição Memórias apresentou imagens dos protagonistas do programa, além de uma maquete que retrata as cozinhas comunitárias instaladas em áreas de vulnerabilidade de Fortaleza. Desde a criação do projeto, 57 milhões de refeições já foram distribuídas.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O reconhecimento também foi motivo de orgulho para a família da primeira-dama. A mãe de Lia, Maria Gláucia Gondim, destacou o empenho da filha:
“Atingir o máximo possível de pessoas que esperam do trabalho dela, né? E essas pessoas ficam realmente sempre esperando mais e mais e ela correndo para agradá-los, e tem conseguido. E isso nos dá paz e alegria, porque a gente vê o êxito dela.”
Gláucia também lembrou que, além das cozinhas comunitárias, o programa atua em outras frentes dentro do eixo da segurança alimentar, como o Cartão Ceará Sem Fome, que beneficia mais de 47 mil famílias, e as campanhas solidárias que já arrecadaram 500 toneladas de alimentos em todo o estado.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O presidente da Assembleia, Romeu Aldigueri, ressaltou a importância da homenagem e o alcance do programa:
“Um programa que faz justiça social e um programa hoje que é tão bem conduzido, que estados como Alagoas, Pernambuco e Piauí vieram ao Ceará conhecer a experiência do Ceará Sem Fome. E é um programa onde a primeira-dama coordena de forma magistral, ela não para, a gente vê ela norte, sul, leste e oeste.”
A Medalha Herbert de Souza, que faz alusão ao sociólogo e ativista Betinho, foi concedida a partir de requerimento do deputado estadual Marcos Sobreira (PSB). Na justificativa, o parlamentar destacou o papel de Lia de Freitas à frente de um programa voltado não apenas para o combate à fome, mas também para a qualificação das pessoas beneficiadas.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
No discurso de agradecimento, a homenageada ressaltou o alcance social e o caráter humano da iniciativa:
“Temos aí 20 mil pessoas qualificadas, 1.300 cozinhas, cozinhas de muito afeto, de muito amor, de muita empatia para com o próximo. E estamos em 1.300 periferias do estado do Ceará, o que traz aí um pertencimento a esses espaços, traz aí também uma convivência nesses espaços e a gente tem hoje, compartilhando com a casa do povo, esse momento muito especial que cada uma dessas cozinhas tem construído diariamente aqui no estado do Ceará.”
Lia de Freitas é presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome e articuladora da política estadual de combate à fome, que reúne esforços de instituições públicas e privadas e o engajamento da sociedade civil. Com forte atuação em pautas de assistência social e políticas públicas, a primeira-dama é formada em Administração e Administração Pública, mestre em Planejamento e Políticas Públicas e acadêmica de Medicina. Servidora pública há 18 anos, Lia de Freitas tem se destacado pela dedicação à construção de políticas integradas e sustentáveis voltadas à proteção social e à segurança alimentar no Ceará.
Leia também | Programa Ceará Sem Fome já inseriu quase 7 mil beneficiários no mercado de trabalho