Ararendá concentra maior volume de chuva do dia no Ceará; 30 municípios registram precipitações

O município de Ararendá registrou o maior volume de chuva do Ceará nas últimas 24 horas, com 52 milímetros acumulados no posto Lagoa de Santo Antônio, conforme dados divulgados pela Funceme nesta sexta-feira (21).

De acordo com o levantamento, apenas um posto superou a marca dos 50 mm no período analisado. Outros dois registros ultrapassaram os 40 mm: 45 mm em Granja (Pessoa Anta) e 34 mm em Nova Russas (Açude Farias de Sousa).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Também aparecem entre os maiores acumulados 35 mm em Porteiras (Sítio Saco), 28 mm em Abaiara, 27,5 mm em Jardim e 21 mm nos municípios de Milagres (Sítio Saco) e Poranga. Em Viçosa do Ceará (Manhoso), o acumulado foi de 20 mm.

No Sertão dos Crateús, o município de Crateús registrou 17 mm no posto Tucuns e outros três pontos com marcas entre 11 mm e 14 mm. Já em Quixeramobim, os registros variaram de 13 mm a 15 mm. Também houve precipitações relevantes em Tamboril (até 14 mm) e Brejo Santo (13 mm).

Balanço estadual

Ao todo, 47 dos 118 postos monitorados pela Funceme informaram chuva nas últimas 24 horas, distribuídos em 30 municípios cearenses.

Segundo o balanço diário, nove postos registraram volumes acima de 20 mm, dois superaram os 40 mm e apenas um ultrapassou os 50 mm. Não houve ocorrências acima de 80 mm no período analisado. Os dados fazem parte do monitoramento pluviométrico diário realizado pela fundação, que acompanha a distribuição espacial e a intensidade das chuvas em todo o Estado.

Leia também| Ceará registra maior aporte hídrico de 2026 com entrada de 37,8 milhões de metros cúbicos de água em um dia

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<