A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) identificou e conduziu, nesta terça-feira (29), um homem suspeito de se passar pelo governador do Estado em uma mensagem compartilhada em ambiente virtual. O investigado, de 32 anos, natural de Jaguaruana, foi levado à Delegacia Regional de Aracati, onde prestou depoimento sobre o caso.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
De acordo com informações da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), responsável pela investigação, o homem teria enviado a mensagem a um colega de trabalho, fingindo ser o governador. A conversa, segundo o suspeito, teria sido feita “em tom de brincadeira”. No entanto, o destinatário da mensagem, sem identificar o autor, capturou a tela do conteúdo e o divulgou em uma rede social como forma de alertar sobre uma possível tentativa de golpe.
A publicação viralizou e chamou a atenção das autoridades. A DRCC deu início às diligências, que culminaram na identificação do autor da mensagem. Uma equipe da Delegacia Municipal de Jaguaruana foi mobilizada e conduziu o suspeito até Aracati para prestar esclarecimentos.
Após ser detido, suspeito de pedir Pix fingindo ser Elmano diz que mensagem era brincadeira
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Apesar da alegação de que não houve má-fé, a Polícia Civil trata o caso com seriedade. A DRCC prossegue com as investigações para confirmar se alguém foi, de fato, lesado financeiramente ou se houve outros desdobramentos do envio da mensagem.
A Polícia alerta que se passar por autoridade pública, mesmo em tom de brincadeira, pode configurar crime, especialmente se houver risco de engano ou prejuízo a terceiros. A conduta pode se enquadrar em delitos como falsidade ideológica, estelionato ou disseminação de fake news, dependendo do contexto e das consequências da ação.
Leia também | Barracas são derrubadas na Praia do Futuro em operação contra construções irregulares