A deputada federal Luizianne Lins (PT) chega a Fortaleza neste sábado (11), às 16h, após ter sido detida por três dias em Israel durante uma missão humanitária com destino à Faixa de Gaza. Ela desembarcou no Brasil na última quinta-feira (9), passando primeiro por São Paulo.

A ex-prefeita de Fortaleza falará com a imprensa pela primeira vez ao chegar no Aeroporto Internacional de Fortaleza. Luizianne foi interceptada em águas internacionais no último dia 1º de outubro, junto a outros 13 brasileiros, enquanto tentava levar ajuda humanitária à região atingida pelo conflito entre Israel e Hamas.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Em nota divulgada na segunda-feira (6), a deputada relatou ter enfrentado condições degradantes, violência psicológica e falta de tratamento médico adequado durante a detenção.

Ao retornar ao Brasil, Luizianne comemorou o acordo de cessar-fogo temporário anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, entre Israel e Hamas, na última quarta-feira (8). A parlamentar ressaltou que, apesar das dificuldades enfrentadas, elas não se comparam ao sofrimento diário do povo palestino.

“A gente passou por muitas dificuldades, mas a gente tem certeza que essas dificuldades não chegam nem próximo do que o povo palestino cotidianamente vem sofrendo. Então, para nós, não ‘teve’ melhor notícia do que saber que hoje há o cessar-fogo momentâneo”, declarou.

A deputada destacou ainda que a missão humanitária teve efeito ao chamar a atenção internacional para a situação em Gaza, reforçando que a luta por apoio e ajuda humanitária deve continuar.

Leia também | Cessar-fogo entre Israel e Hamas entra em vigor, diz Exército

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<