O Governo Federal lançou nesta sexta-feira (10) o MEC Enem – o Simuladão do Enem, uma nova plataforma digital gratuita para auxiliar estudantes na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Disponível nas lojas Apple Store, Google Play e também via navegador (app.mecenem.mec.gov.br), o aplicativo oferece simulados com questões de provas anteriores, trilhas de estudo por área de conhecimento, correção automatizada de redação, vídeos, apostilas e até um assistente virtual com inteligência artificial para tirar dúvidas e montar cronogramas de estudos personalizados. O objetivo é democratizar o acesso a recursos de qualidade e reforçar a preparação de estudantes, principalmente os de baixa renda, egressos do ensino médio e beneficiários do programa Pé-de-Meia.
Durante o anúncio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da iniciativa: “Não espere para amanhã, comece a estudar hoje. Faça o simuladão do MEC Enem e seja o melhor aluno dessa prova.”
Já o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o app “é uma plataforma com o que há de mais moderno, para qualquer brasileiro que queira se preparar para o Enem, que é a porta de entrada para políticas como o Prouni, o Fies e o Sisu”.
O aplicativo ainda inclui um cronômetro para simular o tempo real do exame e permite que os estudantes acompanhem seu desempenho por meio de perfis privados, com a possibilidade de compartilhar a evolução nas redes sociais. As provas do Enem 2025 acontecem nos dias 9 e 16 de novembro, com exceção de três municípios do Pará, onde o exame será aplicado em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Redação
O usuário pode testar conhecimentos na redação em uma seção específica. Um tema é sugerido baseado em provas antigas do exame. O aluno precisa escrever a redação de próprio punho e tirar uma foto do texto.
Em seguida, segundo o MEC informa, a plataforma transcreve automaticamente a redação, o que permite ao usuário editar o que achar necessário e enviar a redação para a plataforma.
Na sequência, a inteligência artificial do MEC Enem corrige a redação e devolve um gabarito com sugestões de melhoria e pontuação estimada em até 60 segundos.
O aplicativo tem um cronômetro nas seções de questionário e redação, simulando a experiência do exame. As conquistas e as pontuações de cada estudante ficam dispostas em um perfil privado. Mas o usuário do aplicativo pode compartilhar a evolução nas redes sociais.
Leia também | Sabores com Identidade: Quintais Gastronômicos do Ceará ganham destaque na Feira do Empreendedor
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<