
O próximo ano promete ser animador para os concurseiros cearenses. De acordo com o projeto de lei orçamentária anual do governo do Estado, estão previstos 25 concursos públicos em diferentes áreas da administração estadual, contemplando secretarias, fundações, universidades e órgãos como a Procuradoria-Geral do Estado e o Sistema de Segurança Pública. Entre os mais aguardados, está o concurso da Assembleia Legislativa, com 200 vagas, além de oportunidades nas secretarias da Fazenda, Educação, Cultura, Esporte, Recursos Hídricos, Proteção Social, das Cidades, Ciência, Tecnologia e Educação Superior e da Administração Penitenciária. Também terão vagas instituições como Uece, UVA, URCA, Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará e Conselho Estadual de Educação.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Luiz Soares, que trabalhou por 20 anos no setor público sem ser estatutário, decidiu estudar para concursos desde o ano passado. “Minha rotina de trabalho começa no horário de turno, normalmente, o dia todo, uma agenda bem tensa, e eu sempre tento buscar alguns intervalos, algum momento livre para que eu possa entrar na plataforma e assistir um pouquinho da aula, às vezes revisar um conteúdo. E à noite, pelo menos duas horas, toda noite, eu tento dedicar para criar essa rotina do estudo. E nos finais de semana eu amplio um pouco mais”, detalha.
Nayara Kessia Lopes, universitária e concurseira, também se prepara para ingressar no serviço público. “Há três anos aguardo o concurso do Tribunal de Justiça do Ceará. É um concurso que está sendo muito esperado pelos murmurinhos que estão rolando, e que vai ser o último concurso que terá de nível médio com remuneração excelente”, comenta.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Os professores Malu Aragão, servidora do Tribunal de Justiça do Ceará, e Gustavo Brígido, doutor em Direito Constitucional, recomendam que os candidatos concentrem os estudos nas oportunidades de maior interesse, mas aproveitem as demais chances.
“Nós temos grandes oportunidades. Temos aí a Sefaz do Ceará, que é do Executivo, um concurso com nível muito bom para ganhar muito bem. Temos a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará com 200 vagas, a banca ainda vai ser definida. Do lado do Poder Judiciário, Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, a banca já está definida, vai ser FCC. O edital está na iminência de sair e 2026 vai ser assim: muitas oportunidades”, ressaltam.
Além dos salários atrativos, estabilidade e plano de cargos e carreiras, os especialistas destacam a meritocracia como um dos principais atrativos do serviço público.
“Concurso público é uma alternativa àquele que se dedica e mira a meritocracia, porque a educação é uma catapulta social. Você imaginar, a maioria de nós brasileiros que não tem herança, que não tem muitas alternativas familiares para caminhar, saber que pelo nosso próprio esforço conseguimos alcançar a tão sonhada estabilidade. O artigo 41 da Constituição concretiza esse sonho. Após três anos, aquele que ocupe um cargo efetivo tornar-se-á estável”, explica Gustavo Brígido.
Diante das expectativas e das oportunidades previstas, os concurseiros iniciam 2026 com esperança renovada e foco nos estudos. “O ano termina e começa aquecido, com a iminência de vários editais, para todo gosto”, concluem os especialistas, destacando a diversidade de áreas e cargos que estarão disponíveis ao longo do próximo ano.
Leia também | FaveLab, novo hub de economia criativa, é inaugurado nesta sexta-feira (12) em Fortaleza





