O americano Marco Rizzo venceu a etapa de Chicago, segunda do campeonato mundial de rodeio em touros da Professional Bull Riders (PBR), neste fim de semana. A fivela de ouro veio em grande estilo, com uma vitória sobre Man Hater, considerado o melhor touro de rodeios do mundo por dois anos seguidos.
Leia também
Filme sobre Asa Branca revisita trajetória do locutor que mudou o rodeio brasileiro
Temporada 2026 do Mundial de montaria de touros tem dois brasileiros entre os favoritos
Murilo Huff se torna um dos donos da vaca mais cara do mundo: ‘Uma honra’
O duelo encerrou um fim de semana perfeito para o peão de 20 anos nascido em Quitman, no Estado da Geórgia. Ele parou nos touros em todas as três rodadas da etapa e, com o resultado, fez seus primeiros 130 pontos no campeonato mundial.
Até a rodada final, o líder da prova em Chicago era o brasileiro Eduardo Aparecido, com 170,95 pontos. Rizzo vinha em segundo com 169,25 até então, seguido por outro brasileiro, Leandro Zampollo, com 169,10. Cleber Henrique Marques (164), Claudio Montanha Junior (161,50), Afonso Quintino (147,70) e Bob Mitchell (86,70) completavam a lista dos oito primeiros.
Na ordem das escolhas de touros para a rodada final, Aparecido escolheu American Made. Rizzo resolveu arriscar e desafiou Man Hater. “É meio sonho e vou nessa”, disse ele à transmissão oficial da PBR americana, respondendo sobre a oportunidade de enfrentar a lenda das arenas.
Foi o primeiro confronto entre os dois na PBR. E Rizzo provou que estava certo na escolha. Depois dos oito segundo sobre o animal, o competidor viu o placar mostrar a nota 90,25, a maior da noite e da etapa, que lhe valeu o primeiro lugar e os aplausos de todo o público no United Center.
“É inacreditável. Tenho trabalhado muito por isso. No ano passado, apenas Deus e meus pais sabem o quanto tive que lutar física e mentalmente para estar aqui. Não é apenas uma vitória para mim, mas para minha família”, disse ele, depois da confirmação da vitória, à transmissão oficial da PBR.
Rizzo terminou a etapa de Chicago com 259,50 pontos, seguido de Eduardo Aparecido, com 259,25, e por Leandro Zampollo, com 255,70. Paulo Eduardo Rossetto (175,30) e Kaiden Loud, com 173,65, completaram a lista dos cinco melhores.
PBR – Classificação final da etapa de Chocago
Foi a primeira nota acima dos 90 pontos do americano. Foi também sua primeira vitória em eventos da divisão de elite da PBR. Rizzo ainda tem no currículo uma vitória individual na divisão de acesso e outras quatro com o New York Mavericks em etapas da PBR Team Series, o torneio por equipes.
Com a fivela de ouro em Chicago, ele assumiu a vice-liderança do ranking mundial, seis pontos atrás do também americano Dalton Kasel, com 136 pontos.
A próxima etapa do campeonato mundial de rodeio em touros da PBR será nos dias 2 e 3 de janeiro de 2026, em Boston.
Classificação do campeonato mundial da PBR depois de duas etapas