
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC) detalhou as medidas a serem adotadas no tráfego de veículos no próximo domingo (8), nas proximidades da Arena Castelão, na ocasião do primeiro Clássico-Rei do ano, na capital cearense. Confira o que vai mudar.
Fortaleza e Ceará entram em campo no domingo, às 18h, na Arena Castelão, em partida válida pelo Campeonato Cearense. Com o objetivo de garantir fluidez e segurança aos torcedores, a Autarquia pontua que vai mobilizar 40 agentes e orientadores de tráfego no entorno da praça esportiva.
A operação tem início às 13h, com o efetivo distribuído pelas principais vias de acesso ao estádio. As avenidas do Contorno, Alberto Craveiro e Paulino Rocha, bem como a rotatória próxima à Arena Castelão, contarão com a presença de agentes e sinalização com cones, com o objetivo de induzir a redução de velocidade, devido ao aumento da circulação de pedestres na região.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O videomonitoramento também dará suporte à ação, auxiliando tanto na fiscalização de infrações (como estacionamento em locais proibidos) quanto na otimização do fluxo viário, por meio de ajustes nos tempos semafóricos conforme a demanda de veículos.
Para facilitar a saída do público após o jogo, o canteiro central da Avenida Paulino Rocha será liberado no trecho próximo ao portão de saída do estacionamento da Arena Castelão. A medida visa reduzir pontos de retenção e agilizar o deslocamento dos veículos com destino a bairros como Aldeota, Cidade dos Funcionários e Messejana.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Em caso de ocorrências de trânsito ou denúncias de irregularidades, a população pode acionar a AMC por meio do número 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).
Segurança
O primeiro Clássico-Rei de 2026, entre Ceará e Fortaleza, contará com um esquema especial de segurança envolvendo mais de 600 agentes públicos. A definição ocorreu durante reunião realizada na tarde da terça-feira (3), no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), no bairro Aeroporto, com a participação da Federação Cearense de Futebol (FCF), representantes dos clubes e órgãos estaduais e municipais.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Ficou estabelecido que 538 policiais militares atuarão no evento, sendo 200 no interior da Arena Castelão e 338 na área externa. O esquema de segurança também contará com 25 bombeiros militares, 40 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), 24 integrantes da Guarda Municipal de Fortaleza e seis policiais civis.
Além do efetivo, foi definido que os portões do Castelão serão abertos às 15h30, duas horas e meia antes do início da partida, marcada para este domingo (8).
Participaram da reunião representantes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), além de integrantes da Coordenadoria de Inteligência (Coin) e da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol), vinculadas à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Também estiveram presentes membros da Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte), o coordenador do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor) do Ministério Público do Ceará (MPCE) e o promotor de Justiça Déric Funck.
Leia também | Marcelo de Lima Henrique será o árbitro do Clássico-Rei no Cearense






