Alunos pré-selecionados no Fies 2025 têm que complementar o cadastro até esta sexta-feira (1º)

Os alunos pré-selecionados na chamada regular do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para o segundo semestre de 2025, devem complementar a inscrição até o fim desta sexta-feira (1º), completando o cadastro pela internet. O processo deve ser feito até as 23 horas e 59 minutos (horário de Brasília).

De acordo com o edital o procedimento deve feito diretamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com login pelo portal Gov.Br.

O programa do Ministério da Educação (MEC) concede financiamento das mensalidades a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas participantes do Fies e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Alunos pré-selecionados no Fies 2025 têm que complementar o cadastro até esta sexta-feira (1º)

O candidato que se inscreveu para vagas destinadas às pessoas com deficiência (PCD) deverá comprovar sua situação com laudo médico atestando a espécie e o grau de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID.

Caso a comissão da faculdade privada identifique erros ou inconsistências referentes às informações prestadas, a instituição de ensino superior poderá exigir a apresentação de documentação complementar.

Após a etapa da complementação das informações da inscrição, os estudantes devem comprovar as informações declaradas no ato da inscrição de forma física ou digital, em até cinco dias úteis, junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CSPSA) da instituição de ensino em que foi pré-selecionado.

Resultado

O MEC divulgou na última terça-feira (29) o resultado da chamada única do Fies referente ao processo seletivo do segundo semestre de 2025. A lista com os nomes dos estudantes que foram pré-selecionados pode ser acessada no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

O programa recebeu 276.140 inscrições, com total de 111.402 inscritos – cada candidato podia se inscrever em até três opções de curso. O total de inscritos nas vagas ofertadas pelo Fies Social foi de 24.057. Neste segundo semestre, foram ofertadas 74,5 mil vagas para essa edição, em 18.419 cursos/turnos de 1.215 instituições particulares.

Aqueles que não foram aprovados na chamada única estão automaticamente na lista de espera, cuja convocação será feita entre 5 de agosto e 19 de setembro.

Confira o calendário do Fies 2/2025:

  • Inscrição: 14/07 a 18/07
  • Resultado da pré-seleção chamada única: 29/07
  • Complementação da inscrição: 30/07 a 01/08
  • Pré-seleção da lista de espera: 05/08 a 19/09

Reserva

Em 2024, o programa passou a oferecer reserva de vagas a candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e com deficiência, tanto para o Fies quanto para o Fies Social. Outra reserva de vagas é feita para o Fies Social: 50% do total das vagas do Fies é destinado aos candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O cadastro deve ter sido atualizado dentro do prazo exigido no edital. Para essas pessoas, também é possível solicitar a contratação do financiamento de até 100% dos encargos educacionais.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Fies Social 

A partir de 2024, com o Fies Social, instituído pela Resolução nº 58/2024, o MEC visa retomar o papel social do programa, destinado a atender às necessidades de estudantes de baixa renda. Dessa forma, vem cumprir um papel transformador na sociedade, ao oferecer melhores condições para a obtenção de financiamento estudantil.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC, instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Seu objetivo é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que possuírem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e aderirem ao programa.

Com informações do Ministério da Educação