A 25ª edição da Agroleite, feira promovida pela Cooperativa Castrolanda entre os dias 5 a 8 de agosto, em Castro (PR), movimentou R$ 969 milhões em negócios. O volume, divulgado na última sexta-feira (22/8), representa quase o dobro do previsto pelos organizadores e é 86% maior que o valor movimentado na edição de 2024, quando o evento fechou R$ 520 milhões em negócios.
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Neste ano, 370 empresas expositoras participaram do evento e o volume de negócios registrado considera vendas e contratos firmados. Para a Castrolanda, os números são expressivos e demonstram o impacto da maior edição da vitrine tecnológica da cadeia do leite da América Latina.
“O volume de negócios nos surpreendeu muito e positivamente. Devido ao contexto geral da economia, nossa expectativa era de um montante próximo ao da última edição, mas, durante os dias do evento, constatamos, em conversa tanto com expositores, quanto com visitantes, que as pessoas aguardaram o momento da feira e as condições especiais para fechar negócios”, avalia o presidente da Castrolanda, Willem Bouwman.
Gustavo Viganó, gerente da Agroleite, comenta que o valor foi apurado junto às empresas e instituições financeiras por meio de pesquisa aplicada pós-evento. “Esse montante considera as transações fechadas durante a Agroleite, mas sabemos também que é grande o volume de negócios prospectados e que se concretizam nas semanas seguintes ao evento”, destaca Viganó.
A cooperativa destaca os recordes de público – 163 mil visitantes -, negócios, empresas expositoras e estrutura, abrindo caminho para uma próxima edição ainda mais robusta. “A Agroleite se consolida como um evento altamente técnico e que reúne produtores, empresas, pesquisadores e consumidores de diversas regiões do Brasil e do exterior, e reafirma sua importância para a pecuária leiteira nacional e para a movimentação econômica do setor”, reflete Seung Lee, diretor-executivo da Castrolanda.
Feira é considerada uma vitrine tecnológica da cadeia do leite da América Latina
Carolina Mainardes/Globo Rural
Negócios
Para Marco Antônio Lopes Oliveira, gerente distrital da Alta Genetics, a 25ª edição da Agroleite registrou um crescimento expressivo em cerca de 50% nas vendas da empresa se comparadas à edição do ano passado. “Essa foi o suprassumo das edições da Agroleite. Inauguramos a nossa tão sonhada casa no parque de exposições e isso faz uma diferença”, comenta.
Assim como a Alta Genetics, a UCBVET Saúde Animal é uma das 14 empresas que tiveram suas sedes inauguradas no Castrolanda Expo Center nesta edição, um investimento de R$ 12 milhões da cooperativa no espaço em 2025. “Inaugurar a Casa UCBVET na Agroleite é motivo de grande orgulho para nós. Estar presente com nossa identidade institucional no evento representa não apenas uma conquista, mas também um marco na nossa trajetória”, relata Marcos Ferreira, gerente de Marketing Pecuária da UCBVET.
Fabiano Meira de Moura Luz, gestor de Marketing da Bouwman, destacou a importância estratégica da feira para a marca. “Recebemos clientes de várias partes do Brasil: Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Centro-Oeste, São Paulo e, claro, dos Campos Gerais. O estande ficou lotado o tempo todo, com praticamente 100% da equipe atendendo”, aponta.
Apesar do cenário de juros altos, Fabiano ressaltou que a Bouwman fechou vários negócios que estavam aguardando as condições especiais da feira e outros que surgiram de forma inesperada. “Além dos negócios, é um momento fundamental de relacionamento. Vamos investir cada vez mais na nossa participação no evento”, finaliza.
Presenças internacionais
Conforme a Castrolanda, a expressividade conquistada pela Agroleite nos últimos anos também se revela no interesse de participação de empresas e entidades estrangeiras. Esta edição contou com a estruturação de uma ala com expositores internacionais, com presença das marcas chinesas Beijing Yahe Nutritive e Forever Green, a italiana Bovimix, a holandesa Schils, bem como o Departamento de Agricultura e Comércio de Wisconsin dos Estados Unidos e a Embaixada dos Países Baixos.
Alf de Wit, assessor agrícola do Reino dos Países Baixos, menciona que o objetivo da participação foi incentivar a atuação de empresas holandesas no Brasil. “Esse é um dos maiores eventos da bacia leiteira da América Latina e já que a Holanda tem um setor de laticínio muito grande, tradicional e com tecnologias, a Agroleite é uma feira chave para tentar promover mais interações entre os países, as empresas e talvez uma fonte de negócios para empresas e instituições holandesas no Brasil”, assegura.
Leilão
O Leilão Virtual Estrelas do Leite, promovido pela Castrolanda em parceria com a Embral, no dia 7 de agosto, também movimentou o mercado de genética leiteira durante a Agroleite 2025, reunindo compradores do Paraná e Santa Catarina.
Durante o leilão, foram comercializados 41 animais, cuja venda resultou em um valor global de R$ 834 mil. “Os animais selecionados tinham um padrão muito bom, atendendo criadores que procuravam um alto potencial leiteiro e produtividade. Tivemos liquidez praticamente absoluta. A campeã Fêmea Jovem da Raça Jersey foi comercializada por R$ 42 mil, o maior valor do evento, e alcançamos média de R$ 20 mil entre bezerras, vacas e novilhas. Esse resultado deixou tanto compradores quanto vendedores muito satisfeitos”, ressalta Eduardo Moraes, diretor da Embral.