Com quase 70 anos de experiência na agricultura, o aposentado Pedro Castilho, de 76, se surpreendeu com o tamanho de uma abóbora da variedade canhão cultivada no sítio da família em Colorado (PR). A hortaliça, que não parava de crescer semana após semana, alcançou o peso de 72 quilos e 1,15 metro de comprimento ao ser colhida no fim de julho.
Agricultor revela o que fará com mandioca gigante de 49 quilos colhida em SC
Qual é a maior fruta do mundo? 7 vegetais que bateram recorde de tamanho
Mexerica de quase 1 quilo vira atração no RS e rende pedidos até do Nordeste
“Na minha vida, eu sempre mexi com a roça. Primeiro, foi com café e, depois, com leite. Agora, eu planto algumas coisinhas para consumo próprio, mas nunca tinha visto nada parecido. Aliás, ninguém aqui da cidade viu uma abóbora tão grande. Eu acho que foi Deus quem me premiou com uma abóbora desse jeito”, conta.
Em entrevista à Globo Rural, o agricultor explica que ganhou sementes da sobrinha, ainda em 2024, e as plantou na propriedade rural ao lado de outras variedades. No entanto, o clima, com temperaturas elevadas, prejudicou o desenvolvimento das plantas nos primeiros meses do ano.
“Eu coloquei sementes em umas oito covas, mas, na época, deu muito sol, e as outras morreram, ficando só dois pés. Ao todo, colhi oito abóboras, e essa foi a maior. As demais ficaram entre 10 e 15 quilos”.
Saiba-mais taboola
A abóbora famosa
Ao realizar a colheita com a ajuda de um funcionário, Castilho decidiu levar a hortaliça até a cidade para mostrar, principalmente, aos amigos que não acreditavam quando dizia que uma abóbora gigante estava crescendo no sítio.
Ele, então, retirou o banco do passageiro no fusca 1978 e percorreu oito quilômetros até chegar ao centro de Colorado e virar celebridade.
“Um deles zombou de mim, mas eu falei que, quando colhesse, levaria para eles verem que era verdade. E fiz isso mesmo, passei na frente e mostrei. Eles ficaram impressionados. Não só eles, mas muitas pessoas. Não consigo dizer quantas fotos foram feitas naquele dia”.
+ Tipos de abóbora: conheça 11 variedades de jerimum
Qual o destino da abóbora gigante?
Depois da hortaliça passar oito dias em exposição no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o agricultor a levou para casa. Nos próximos dias, deve cortá-la para compartilhar com amigos e vizinhos.
A ideia é que todos possam provar a variedade canhão, conhecida pelo tamanho imponente e por virar ingrediente, geralmente, em doces por causa da polpa densa, avermelhada e saborosa. “É uma abóbora muito gostosa mesmo. Eu gosto muito de comer abóbora. É um festival de pratos aqui”, finaliza ele, aos risos.
Um novo plantio com as sementes da abóbora gigante está nos planos de Pedro Castilho. Tudo para conferir se as próximas hortaliças também irão crescer muito.