
A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) divulgou nota hoje para alertar sobre a venda de cafés falsificados. De acordo com a entidade, esses produtos estavam sendo vendidos na Zona Norte do Rio de Janeiro; no bairro da Mooca, em São Paulo e, ainda, em regiões da Grande São Paulo, como Osasco, São Bernardo e Diadema.
Leia também
Componente de ‘café fake’ pode liberar toxinas e causar câncer, alertam especialistas
Saiba o que é o ‘café fake’ proibido pela Anvisa e como identificar fraudes
Governo apreende marcas de café fake no Brasil; veja onde
De acordo com a Abic, o café torrado e moído era vendido em locais não convencionais, com adulteração de embalagens, que eram falsificadas.
“Os produtos assim comercializados costumam ter preço inferior ao praticado no mercado regular para atrair os consumidores, mas não passam por nenhum controle de qualidade, o que pode colocar a saúde do consumidor em risco, além de prejudicar toda a cadeia produtiva do café”, destacou a Abic, em comunicado.
Para proteger consumidores com a venda de café falsificado, a Abic listou algumas recomendações:
Comprar café somente em estabelecimentos confiáveis e autorizados;
Verificar a embalagem: procure o Selo da Abic acompanhado de QR Code. Escaneie o código para confirmar a autenticidade e a procedência do produto;
Desconfie de produtos com preços abaixo da média praticada no mercado.
A entidade possui um canal para que o consumidor possa denunciar café com suspeita de fraude, falsificado ou com preço muito abaixo do mercado.
Para efetuar a denúncia, é preciso enviar um e-mail para denuncias@abic.com.br. A mensagem deve conter: marca, nome do fabricante, local de venda com endereço ou referência, foto frente e verso do produto (precisa ser nítida e com dados legíveis).
Com essas informações, a ABIC consegue dar encaminhamento para as entidades competentes para fiscalizar o produto.