
Objetivo é simplificar recomendações aos operadores no dia a dia A Sol, empresa brasileira de conectividade do Grupo RZK, anunciou o lançamento da sua primeira inteligência artificial. A tecnologia funciona como uma rede de “agentes virtuais”, especialistas em assuntos como monitoramento climático, máquinas agrícolas, silos, pulverização e outros, que vão alimentar um único algoritmo que vai estar à disposição do produtor rural.
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O objetivo do “SOL ÁguIA” é simplificar o dia a dia na fazenda, com redução de custos e desperdício de insumos e aumento de eficiência e rentabilidade. O cliente terá acesso a uma plataforma já alimentada com dados públicos, como, por exemplo, apólices de seguros e manuais de máquinas agrícolas.
Rodrigo Oliveira (CEO) e Roberto Bravo (diretor de tecnologia) em apresentação da IA
Sol by RZK
“A IA alcança ações além da capacidade humana. Por exemplo, pode ler um manual completo de mil páginas de uma máquina agrícola em questão de segundos e fazer o perfil de uso do equipamento”, explica Roberto Bravo, diretor de tecnologia da Sol.
Nessa interface, o produtor define as suas necessidades de gerenciamento, classifica seus principais desafios e atribui tarefas que precisam ser executadas na sua fazenda. A partir daí, o SOL ÁguIA passa a interagir com análises climáticas, orientações sobre melhores práticas de cultivo, estudo do solo, controle operacional da produção e cumprimento de tarefas diárias.
Rodrigo Oliveira, CEO da Sol, explica que a proposta é passar as orientações de forma simples e direta. “Existe um gap entre a fazenda ter tecnologia e aplicá-la em campo. As pessoas precisam receber o direcionamento para fazer o certo na hora certa.”
Os dados das operações são captados em tempo real e compilados para gerar relatórios ao gestor. O sistema da IA, via web ou por aplicativo de celular, se vincula ao perfil do usuário no Whatsapp, pelo qual é feita a troca de informações.
Em propriedades rurais conectadas à internet, essa troca de informações também é em tempo real. Mas a tecnologia também funciona offline. “Sem internet, tudo é registrado em off e depois saem os relatórios”.
Nos cálculos da própria empresa, o ganho de eficiência e a redução de custos poderiam gerar mais R$ 71,5 bilhões por ano em receita na cadeia produtiva da soja.
Oliveira destaca que a inteligência artificial é acessível não apenas para grandes produtores rurais, com centros operacionais de processamento de dados. Segundo ele, serve para pequenos e médios, que, inclusive, são a maioria dos clientes da Sol.
Atualmente, a Sol possui cerca de 12 milhões de hectares com cobertura de rede 3G/4G, o que representa mais de 15% da área cultivada no Brasil. São cerca de 450 torres que 66 mil propriedades rurais em 14 estados.
A companhia nasceu em 2020 com a premissa de conectividade, mas está mudando seu perfil. Cerca de 80% da receita vem de soluções de acesso à internet, s os outros 20%, de produtos e pacotes tecnológicos. A meta é encerrar 2025 com a proporção mais equilibrada de 60% e 40%, respectivamente.
O lançamento oficial do SOL ÁguIA será feito na próxima terça-feira, 29 de abril, em Ribeirão Preto, em São Paulo. A plataforma estará disponível tanto para novos clientes quanto para aqueles que já são usuários de tecnologias da companhia.