Inmet e Inpe divulgaram previsão para o clima dos próximos meses Os meses de outono de 2025 deverão ser marcados por temperaturas acima da média histórica em todo o país e chuvas abaixo da média na maior parte do território nacional. A previsão é Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em novo boletim trimestral sobre o prognóstico da estação.
+ Saiba a previsão do tempo para os próximos dias em sua região

No Sudeste, as temperaturas ficarão acima da média histórica nos próximos meses, com exceções provocadas por incursões de massas de ar frio em alguns momentos. Já as chuvas deverão ficar abaixo da média, mas devem ocorrer exceções na parte leste da região.

O clima mais quente e seco também deve predominar nas regiões Centro-Oeste e Sul nos próximos meses. As temperaturas só devem baixar nos Estados do Sul em alguns momentos de incursão de massas de ar frio, reduzindo as temperaturas nas regiões com mais altitude. No centro-sul do Rio Grande do Sul, as precipitações podem ficar mais próximas da média.

Nas regiões Norte e Nordeste, o clima deve ficar mais quente que a média para o outono. Porém, há perspectiva de mais chuvas na porção norte das duas regiões, o que deve aproximar os volumes de precipitação às médias nessas áreas. Além disso, as temperaturas também poderão ficar mais amenas na costa norte do Nordeste.

Já as regiões do sudoeste do Pará e oeste do Tocantins deverão ter temperaturas médias com 1ºC a 2ºC acima da média da região.

Semana após a Páscoa
Para a próxima semana, boa parte do país deverá ter tempo chuvoso, principalmente no Centro-Oeste, Norte e Nordeste. As temperaturas devem continuar baixas ou amenas no Sul e no Sudeste, e moderadas a partir do Centro-Oeste.

O Inmet emitiu alerta de perigo potencial de chuvas para a faixa central do Brasil válido até às 10h desta segunda-feira (21/4), e um alerta de perigo para chuvas na faixa norte das regiões Norte e Nordeste, também válido até às 10h desta segunda-feira.