Biblioteca da UFC é alvo de vandalismo após ser invadida durante a madrugada

A Biblioteca Laboratório Professora Ivone Bastos Bomfim Andrade (LABIB), vinculada ao Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi alvo de ato de vandalismo na madrugada desta sexta-feira (18), com estantes e livros tendo sido destruídos. A biblioteca fica localizada no campus Benfica da UFC. Conforme informado, não há até o momento indícios de furto de materiais.

“Lamentamos que, em um contexto de intolerância crescente, até mesmo ambientes dedicados ao conhecimento e à cultura tenham se tornado alvos”, pontuou a LABIB, em nota oficial divulgada na noite desta sexta. “Apesar do ocorrido, seguiremos firmes, determinados e unidos, reafirmando a importância da biblioteca como lugar de resistência, acolhimento e promoção do saber”, escreveu ainda.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Biblioteca da UFC é alvo de vandalismo após ser invadida durante a madrugada

A Direção do Centro de Humanidades da UFC manifestou solidariedade ao Curso de Biblioteconomia e à LABIB, condenando o ato de violência. A direção destacou a necessidade de empenho na reconstrução do laboratório e na busca por soluções para a segurança no campus. “Não aceitaremos como normal qualquer ato de violência contra a nossa comunidade acadêmica. O ataque a livros e equipamentos, frutos de esforço coletivo e investimento público, representa um ataque simbólico ao conhecimento e à própria universidade.”

Já o Curso de Biblioteconomia repudiou veementemente o vandalismo, ressaltando que atitudes como essa “atentam contra a educação, a cultura e o esforço coletivo da comunidade acadêmica”, exigindo ainda apuração rigorosa dos fatos e responsabilização dos envolvidos.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFC também condenou o ocorrido, classificando o ato como uma “agressão inaceitável” que causa grave dano à educação e à cultura. “Reforçamos a necessidade de apuração rigorosa dos fatos e responsabilização dos envolvidos, em respeito à comunidade acadêmica e ao patrimônio público.”

Leia também | Três jovens cearenses morrem após carro capotar em acidente na BR-230, no Piauí