Inscrições estão abertas até o dia 30 de junho; plantas devem ter, no mínimo, 1,5 metro de circunferência Um concurso está buscando encontrar a maior árvore de erva-mate nas regiões produtoras do Rio Grande do Sul. A ação, que está com inscrições abertas até o dia 30 de junho, é organizada pela Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com o governo estadual e diversas entidades.
Leia também
RS ‘exporta’ agrofloresta de erva-mate para Alemanha
Paixão pelo chimarrão gaúcho gerou negócio em Berlim
Pó de erva-mate vira ingrediente de granola no Paraná; confira
Os produtores poderão inscrever árvores que atinjam, pelo menos, uma circunferência de 1,5 m, tomada a 1,3 m acima do solo. As inscrições deverão ser realizadas nos escritórios da Emater/RS de cada município onde a planta estiver localizada. Serão escolhidas 10 árvores gigantes em cada um dos polos ervateiros gaúchos, e após as 10 gigantes do Rio Grande do Sul. O resultado será anunciado no dia 21 de setembro, integrando as comemorações do Dia da Árvore.
Segundo Jaime Martinez, professor da UPF que está na coordenação do concurso, as plantas selecionadas podem se tornar árvores matrizes, servindo como base para mudas geneticamente adaptadas ao clima e resistentes a pragas. “Se uma árvore alcançou esse porte, é porque demonstrou resiliência ao longo dos anos. Suas sementes têm potencial para garantir mudas mais fortes para o futuro”, destaca.
A coleta de sementes vai depender da autorização do proprietário, informa Martinez. Uma vez que a planta seja classificada como uma “árvore matriz”, ela ficará disponível para os viveiros do poder público e da iniciativa privada, com o objetivo de utilizar as suas sementes para buscar variabilidade genética.
“O concurso, além de valorizar o produtor, a propriedade rural, a região que possibilitou a permanência por longo tempos das árvores de erva-mate, irá também destacar o quanto esta espécie é importante para os gaúchos”, ressalta Ilvandro Barreto de Melo, engenheiro-agrônomo da Emater/RS e coordenador da Câmara Setorial da Erva-Mate da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).