
Especialistas alertam para os cuidados em feiras e supermercados para prevenir intoxicações e outras doenças Período tradicional de maior consumo de peixes e frutos do mar no país, a Semana Santa requer atenção do consumidor no momento da escolha dos alimentos nos estabelecimentos comerciais. Profissionais que atuam diretamente na inspeção e fiscalização desses produtos, os auditores fiscais agropecuários alertam para os cuidados que devem ser tomados em feiras e supermercados para prevenir intoxicações e outras doenças.
Leia mais
Como fazer uma bacalhoada suculenta para o almoço de Páscoa
Vai comprar peixe e camarão? Saiba quais cuidados ter nos dias quentes
Como dessalgar bacalhau? Aprenda jeito fácil para não errar na Páscoa
Carolina Cerqueira, auditora que trabalha no 3º Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sipoa/SFA-DF) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), informa que as principais características a serem observadas pelo consumidor no momento da compra do pescado estão relacionadas ao frescor e a uma análise dos atributos sensoriais do peixe.
A especialista destaca que o peixe deve estar imerso em uma boa quantidade de gelo. Textura, pele e escamas também devem ser analisadas com atenção. A região próxima à cauda deve estar limpa, lisa e livre de perfurações, com um aspecto brilhante e odor normal, característico do produto.
Quanto às escamas, Carolina recomenda que se observe a firmeza delas, pois ao tentar puxar, a escama não deve se soltar do peixe. “O próximo passo é olhar as nadadeiras”, diz, lembrando que elas também não devem se soltar quando puxadas.
Saiba-mais taboola
Outra região importante a ser observada é a barriga do peixe. O consumidor deve apalpar com um dedo e verificar se a impressão digital desaparece logo em seguida. Caso ela se mantenha, é sinal que o alimento está inadequado para o consumo.
A região dos olhos também precisa ser avaliada. “Os olhos devem estar limpos, translúcidos, transparentes, com aspecto vivo, convexo e ocupando toda a cavidade orbitária do peixe”, ensina Carolina.
A seguir, veja os principais pontos de atenção listados pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical).
O pescado deve estar envolvido (em contato) com boa quantidade de gelo, pois precisa estar acondicionado a baixas temperaturas;
A região da cauda deve estar limpa, lisa e livre de perfurações, com aspecto brilhante e odor normal;
As escamas e nadadeiras devem ser firmes e não se soltar quando puxadas;
A barriga também deve ser firme e quando apalpada, deve registrar a impressão digital, que deve desaparecer em seguida;
Os olhos do peixe devem estar limpos, translúcidos, transparentes e ocupando toda a cavidade orbitária;
Brânquias ou guelras devem ter coloração rosa e avermelhada, úmida e brilhante.
LEIA TAMBÉM