
Minas Gerais deve receber maior volume de precipitações Chuvas fortes devem atingir grande parte da região Sudeste nesta quinta-feira (16/4), com volumes que podem chegar a 100 mm em diversas localidades, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As áreas mais críticas estão em Minas Gerais (região central, sul, Zona da Mata e leste), além do sul do Espírito Santo.
+ Veja previsão para sua cidade
Temporais também estão previstos para áreas de São Paulo, como a região da Mogiana, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, além do sul do Rio de Janeiro. As chuvas fortes podem ser acompanhadas de ventos com velocidades de até 100 km/h. As temperaturas mais amenas seguem na região. A cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, vai ter máxima de 25 °C.
Região em laranja pode chegar a 100 mm de precipitação acumulada
Inmet
As chuvas no Sudeste e no Centro-Oeste têm se intensificado nos últimos dias devido ao aumento do conteúdo de umidade e à atuação de cavados nos médios e altos níveis da atmosfera. Pancadas mais isoladas também podem ocorrer nas demais áreas de São Paulo, na Serra Fluminense, em Mato Grosso e no centro-norte do Mato Grosso do Sul, além de áreas de Goiás e do Distrito Federal.
Na Região Norte, as áreas de maior atenção abrangem toda a faixa oeste do Amazonas, incluindo São Gabriel da Cachoeira, Acre, Rondônia e também o sul do Tocantins, conforme indica o alerta amarelo para chuvas intensas. Nestas localidades, a previsão é de 30 mm a 50 mm em volume de chuvas, acompanhadas de ventos de até 60 km/h.
No Nordeste, o tempo fica firme, com exceção do extremo-sul da Bahia, a região não deve registrar chuvas fortes na quinta. O calor também segue predominante, com máximas previstas para acima de 30 °C em todas as capitais.
O dia também será ensolarado no Sul, com o tempo firme no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. No norte paranaense, haverá a presença de mais nuvens, mas sem previsão de chuvas. Em Porto Alegre, a mínima será de 15 ºC e a máxima de 28 ºC.