Foram investidos R$ 6 milhões na unidade, fruto de parceria com Esalq e Terraverde A John Deere inaugurou o Centro de Treinamentos de Piracicaba, no interior de São Paulo. A construção da unidade faz parte de um convênio de cooperação da John Deere com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e Grupo Terraverde, concessionário da empresa. Juntas, Terraverde e John Deere investiram R$ 6 milhões na instalação.
Initial plugin text
Segundo a indústria, desde o início do convênio, em maio de 2022, mais de 2 mil pessoas foram treinadas – e a nova estrutura proporcionará um impacto ainda maior. “Com a ampliação, haverá maior oferta de programas de capacitação que combinam o conhecimento teórico à prática de campo”, afirma a empresa, em nota.
Além dos funcionários da rede de concessionárias, serão abertas turmas voltadas aos alunos da Esalq/USP e, com o apoio do Grupo Terraverde, serão oferecidos cursos específicos em “Operações e Ajustes”. Em breve, o local também passará a receber cursos voltados à comunidade.
Localizado na Fazenda Areão, uma área experimental de 130 hectares anexa ao campus da Esalq/USP, o centro de treinamentos ocupa 1,5 mil m² e conta com cinco salas de aula, um centro de eventos para até 130 pessoas, um refeitório, área coberta para treinamentos com máquinas, uma área aberta de 20 hectares para atividades
A nova estrutura se assemelha a outros cinco centros de treinamentos no Brasil, em Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Goiânia (GO), Horizontina (RS) e Várzea Grande (MT).
O convênio entre a empresa e a universidade visa incentivar pesquisas nas áreas de modelagem, máquinas agrícolas, inteligência artificial e agricultura digital, ao mesmo tempo em que promoverá a criação de um ecossistema colaborativo entre a universidade e o setor privado, por meio de treinamentos, apresentações e a integração de docentes da Esalq/USP com profissionais da John Deere.
Caberá à Fealq a responsabilidade pela gestão administrativa e financeira dos recursos necessários à execução do convênio.