Arquidiocese de Fortaleza realiza em março a 15ª Caminhada Penitencial, do Mucuripe à Catedral

A tradicional Caminhada Penitencial da Quaresma 2026, em Fortaleza, acontece no próximo dia 8 de março, conforme divulgou a Arquidiocese de Fortaleza. A caminhada ocorre no terceiro domingo da Quaresma, marcando o período da fé cristã que centra penitência, oração e compromisso com os mais necessitados.

Na capital cearense, a concentração terá início às 7h, saindo da Igreja Nossa Senhora da Saúde, no bairro Mucuripe, com destino à Catedral Metropolitana de Fortaleza, no Centro. O percurso será marcado por momentos de oração, reflexão e manifestação pública da fé.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Também no dia 8 de março, no município de Horizonte, também no Ceará, a Região Episcopal São Pedro e São Paulo realizará sua Caminhada Penitencial, com início às 6h. A caminhada sairá da Capela Nossa Senhora Aparecida, na comunidade Mal Cozinhado, em direção ao Ginásio Joaquim Domingos Neto.

“O período quaresmal é tempo de conversão e preparação para a Páscoa do Senhor. Em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2026, que traz como tema ‘Fraternidade e Moradia’ e lema ‘Ele veio morar entre nós’ (Jo 1,14), a Igreja particular de Fortaleza é chamada a unir oração”, pontua a Arquidiocese.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Caminhada Penitencial em Fortaleza

Arcebispo e padres carregam a cruz na Caminhada Penitencial 2025 – Foto: Sercom Arqfor/Láercio Peixoto

A celebração penitencial, segundo a Arquidiocese, oferecerá aos fiéis a oportunidade de se aproximarem do Sacramento da Reconciliação, com atendimento de confissões ao longo do evento. Segundo a Carta Circular divulgada, tratando do tema, “trata-se de um gesto concreto de conversão e mudança de vida, possibilitando a experiência da Misericórdia de Deus”.

Orientações às paróquias sobre a Caminhada Penitencial em Fortaleza

Fiéis tocam a Cruz na Catedral de Fortaleza – Foto: Sercom Arqfor/Romário Pinheiro

A Arquidiocese orienta que, nas paróquias e áreas pastorais de Fortaleza e da Região Episcopal São Pedro e São Paulo, as celebrações do domingo sejam realizadas nas Primeiras Vésperas, no dia 7 de março, e na parte da tarde do dia 8, deixando livre a manhã para a caminhada. A convocação é, ainda, para que os sacerdotes divulguem o evento e incentivem os fiéis a viverem intensamente a Quaresma.

As informações foram divulgadas por meio da Carta Circular 001/2026, da Arquidiocese. Ao final da carta, o arcebispo metropolitano, Dom Gregório Paixão, OSB, dirige mensagem de fraternidade e deseja uma Santa Quaresma.

O que é a Quaresma?

A Quaresma é o período litúrgico de 40 dias na tradição católica que antecede a Páscoa, dedicado à preparação espiritual por meio de penitência, conversão e renovação da fé. Inicia na Quarta-feira de Cinzas (18 de fevereiro em 2026) e termina no Domingo de Ramos ou Quinta-feira Santa, ecoando os 40 dias de Jesus no deserto e os 40 anos do povo de Israel. O termo vem do latim quadragesima, simbolizando purificação e expectativa pela Ressurreição.

Foca em três práticas: oração (intensificação diária, como Rosário ou Via-Sacra), jejum (obrigatório na Quarta de Cinzas e Sexta-feira Santa, com uma refeição principal) e esmola (obras de caridade). Inclui abstinência de carne às sextas para maiores de 14 anos. É tempo de combate ao pecado, meditação da Paixão de Cristo e “morte do homem velho”, guiando fiéis à santidade pela pedagogia da Igreja.

O período do Carnaval está diretamente ligado à Quaresma no calendário litúrgico católico. O Carnaval antecede imediatamente a Quarta-feira de Cinzas, marcando uma “despedida da carne” antes do tempo penitencial.

Leia também | Frei Gilson inicia Quaresma da Igreja 2026, com lives diárias de oração até abril

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<