Prefeitura de Fortaleza autoriza início da reforma do Cuca Jangurussu

O início da reforma do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) do Jangurussu é autorizado nesta quinta-feira (19), com oficialização do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, no local. O investimento do poder público para as obras de requalificação soma R$ 3 milhões.

 >>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Segundo a Prefeitura, a intervenção contempla uma série de melhorias estruturais e de acessibilidade, “visando garantir mais segurança, conforto e qualidade no atendimento aos jovens e à comunidade que utiliza o espaço”.

A ação integra o Plano Fortaleza Inclusiva. As obras serão executadas pela Coordenadoria Especial de Apoio à Governança das Regionais (Cegor).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Reformas nos Cucas

As reformas dos Cucas, anunciadas em janeiro deste ano pelo prefeito Evandro Leitão, foram iniciadas pelo Cuca Mondubim. Além do Cuca Jangurussu, serão reformados os Cucas da Barra do Ceará, do José Walter e do Pici. Será retomada, ainda, a construção do Cuca Vicente Pinzón no segundo semestre de 2026, com entrega prevista para 2027.

Serviço
Autorização do início da reforma do Cuca Jangurussu
Data: 19/2 (quinta-feira)
Horário: 17h
Local: Cuca Jangurussu
Endereço: Av. Gov. Leonel Brizola, s/n – Jangurussu

Anfiteatro do Cuca Pici foi entregue no final do ano

A Prefeitura de Fortaleza reinaugurou em dezembro de 2025 o Anfiteatro do Cuca Pici, requalificado. Na ocasião, o secretário da Juventude, Júlio Brizzi, destacou a importância do anfiteatro para a promoção da cultura, do lazer e da convivência comunitária. “Encontramos o espaço sem energia e com a estrutura deteriorada, mas, com o apoio da Regional 11 e o trabalho integrado da rede Cuca, realizamos uma reforma completa, garantindo acessibilidade, segurança e condições adequadas para receber programação cultural, esportiva e comunitária. Nosso objetivo é que o anfiteatro seja um espaço vivo, de pertencimento, que fortaleça a convivência e o protagonismo dos jovens, como já acontece nas demais unidades da Rede Cuca”, afirmou o secretário.

O coordenador do Cuca Pici, Sidrônio Ferreira, explicou que a reabertura do anfiteatro é uma demanda antiga da comunidade. “Durante anos, o equipamento ficou sem condições de uso, e hoje retomamos sua vocação original, ser um ambiente vivo, aberto para apresentações, ensaios e encontros que fortaleçam a juventude do Pici e dos bairros vizinhos.”

Com a reforma, o equipamento passou a contar com arquibancadas, palco e área para práticas esportivas, para contemplar grupos de dança, bandas, coletivos culturais e a comunidade em geral, ainda segundo a Prefeitura.

Cuca Grande Mucuripe

Para este ano, também está prevista a entrega do Cuca Grande Mucuripe. A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026 fixada em R$ 15,99 bilhões, incluindo repasse para o projeto. Ele está em construção no bairro Vicente Pinzón e é projetado como o maior da rede municipal, com cerca de 10 mil m², para contemplar jovens dos bairros Mucuripe, Serviluz, Cais do Porto e Titanzinho, próximo ao Residencial Alto da Paz.

Contará, conforme divulgado, com espaços para esportes (quadra poliesportiva, piscina semiolímpica, crossfit, skatepark), cultura (biblioteca, auditório, teatro) e capacitação profissional, incluindo escola de gastronomia com cozinha, confeitaria e varanda gourmet. A ordem de serviço assinada em junho de 2023 pelo então prefeito José Sarto. Em outubro de 2024, tinha 30% das obras concluídas – inicialmente, a entrega estava prevista para 2025, mas houve atrasos no processo.

Leia também | Bairro José Walter se reinventou e consolidou identidade com o passar dos anos, em Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<