
A Defesa Civil de Fortaleza (DCFor) contabilizou um total de 11 ocorrências entre a Terça-Feira de Carnaval (17) e a noite da Quarta-Feira de Cinzas (18), incluindo desabamentos parciais, riscos de desabamento e solapamento; as ocorrências foram registradas em diversas partes da cidade, após chuvas registradas na cidade durante o período.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Segundo o órgão, foram registrados sete riscos de desabamento nos bairros Aldeota, Autran Nunes, Bonsucesso, Conjunto Ceará, Henrique Jorge, Parque Genibaú e Varjota. Os desabamentos parciais aconteceram no bairro Pirambu, em um muro em via pública; e no Vicente Pinzón, com desabamento parcial de uma laje. Além disso, houve dois solapamentos (quando uma estrutura tem a base destruída, geralmente tendo sido danificada por erosão), nos bairros Antônio Bezerra e João XXIII.
Defesa Civil monitora maiores chuvas em Fortaleza
No período de 24 horas entre as 18h de terça e as 18h de quarta, as estações meteorológicas monitoradas pela DCFor registraram chuvas superiores a 30 milímetros em algumas regiões do município. Destaque para o Vila Velha, que recebeu quase 46 mm de chuva no período.
Vila Velha – 45.9 mm;
Mucuripe – 38.6 mm;
Centro – 36.3 mm;
Benfica – 32.0 mm;
Guararapes – 28.7 mm;
Montese – 25.2 mm;
Jangurussu – 25.0 mm;
Conjunto Esperança – 24.4 mm;
Granja Lisboa – 23.2 mm.
As estações meteorológicas, segundo a Defesa Civil, têm sensores capazes de medir, em tempo real, dados detalhados sobre o clima da cidade, como, temperatura, pluviometria, índice de raios ultravioleta (UV), umidade, velocidade e direção do vento.
Alertas via SMS da Defesa Civil
A Defesa Civil oferece um serviço gratuito de alertas via SMS para a população, disponível em todo o estado do Ceará, incluindo Fortaleza. O cadastro é simples: basta enviar um SMS para o número 40199 informando o seu CEP. Após a confirmação de cadastro, o cidadão começará a receber alertas sobre riscos de desastres naturais na região, como chuvas fortes, enchentes, alagamentos, deslizamentos de terra e vendavais.
É possível cadastrar múltiplos CEPs, basta enviar um SMS para cada. Os alertas da Defesa Civil são enviados em tempo real e com antecedência, permitindo que a população se planeje e adote medidas preventivas para reduzir possíveis transtornos.
Dicas da Defesa Civil para o período de chuvas em Fortaleza
- Nunca se abrigue debaixo de árvores, postes, coberturas metálicas, fiação e torres de transmissão;
- Evite trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos;
- Em casos de incidência de raios e/ou chuvas intensas, desligue todos os equipamentos da tomada;
- Evite locais abertos como campos de futebol;
- Não fique dentro da água;
- Evite frequentar rios e cachoeiras, em condições de chuvas intensas, pode haver a ocorrência de cabeças d’água;
- Não utilize alimentos e água atingidos pela inundação ou pelo alagamento;
- Não jogue lixo ou entulho em terrenos baldios, bueiros, quintais, lagoas, rios, canais, açudes e nem na rua;
- Acondicione seu lixo de forma adequada e só coloque na calçada nos dias de coleta.
Serviço DCFor:
Em caso de qualquer risco/emergência, a DCFor deve ser acionada via Ciops, através do fone 190. Os agentes trabalham em regime de plantão, 24h, para atender às demandas da população.
Balanço das chuvas
O Ceará teve registro de chuvas em 138 municípios no período de 24 horas entre as 7h da terça-feira de Carnaval (17) e as 7h da Quarta-feira de Cinzas (18), conforme o monitoramento diário da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme). Os maiores registros ficaram com os municípios de Senador Pompeu, Choró, São Gonçalo do Amarante, Frecheirinha, Sobral, Crato, Solonópole, Quixadá e Maranguape.
Fortaleza amanheceu com chuva forte, raios e trovões nesta quarta. O temporal começou nas primeiras horas do dia, atingiu diferentes bairros da capital, como a Aldeota, e provocou pontos de alagamento em vias da cidade.
Leia também | Todo o Ceará está sob aviso de chuvas intensas até sexta-feira (20), diz Inmet






