
A pera-nashi, também conhecida como pera-maçã, é a aposta da Bae Up, uma marca de bebidas de Minas Gerais para ser a “cura da ressaca”. Típica do continente asiático, essa variedade da fruta é conhecida pela maior suculência e um sabor suave.
A pera-nashi é típica dos países asiáticos, como Coreia do Sul, Japão e China
Getty Images
Os irmãos Otávio, Ícaro e Jouber Corlaiti, naturais de Nova Lima, Minas Gerais, decidiram apostar na pera-nashi como matéria-prima de um drink que promete fazer efeito no organismo e evitar os sintomas desagradáveis causados pela intoxicação por consumo excessivo de álcool.
Jouber, que vive na Austrália há seis anos, notou como o suco desta fruta é considerado o “segredo de ouro” entre australianos e asiáticos para evitar a ressaca. Segundo ele, em algumas partes da Ásia, “são muito utilizadas para saciar a sede”.
A variedade ganhou fama como “inimiga da ressaca” devido a estudos científicos feitos pela agência australiana Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO), que indicaram que ela ajuda o corpo a processar o álcool de forma muito mais eficiente, auxiliando o fígado na eliminação das toxinas responsáveis pela dor de cabeça e pelo mal-estar.
Leia mais
‘Capital do figo’ espera aumento da produção da fruta nesta safra
Robô que colhe açaí multiplica por quatro a renda de coletores na Amazônia
Segundo os irmãos, o segredo está na composição química da fruta. A pera-nashi possui uma concentração maior de estimulantes enzimáticos específicos que as variedades europeias não têm na mesma proporção
Produção do outro lado do mundo
A bebida da Bae Up é produzida na Coreia do Sul, desde o cultivo das frutas até o processamento em suco. A formulação é idêntica à utilizada em mercados onde o hábito já é consolidado, como na Austrália, onde a marca mais conhecida é a “Bae Juice”.
Os empreendedores afirmam que o produto já sai da fábrica na Coreia do Sul em sua embalagem final chamada de pouch, um tipo de embalagem selada e flexível. A bebida é feita com 100% da fruta – nem água vai na composição.
Os irmãos investiram R$ 500 mil, sendo que parte do montante foi destinado à compra de 200 mil unidades do produto.
Bebida é envasada em um “pouch”, uma espécie de sachê
Bae Up/Reprodução
Eles destacam que a pera-maçã só leva maçã no nome. “Não é um híbrido. Ela é uma espécie pura, nativa da Ásia, que apenas compartilha o formato e a crocância da maçã”, explicam.
“Cura ressaca”
Os irmãos ressaltam que a Bae Up não é um remédio, e sim um “pré-drink inteligente, 100% natural, focado na prevenção”. A recomendação dos criadores da bebida é beber um “sachê” antes de sair de casa ou junto com o primeiro drink.
“A lógica é simples. Em vez de tentar consertar o estrago na manhã seguinte com remédios, você protege o organismo antes de começar a beber”, explica Otávio. Mas eles também destacam que a invenção não foi criada para vender milagre. “Manter-se hidratado e alimentado continua sendo essencial para evitar os efeitos do álcool”.





