
O clima quente acompanhado por chuvas tende a permanecer na maior parte do país nos próximos dias, que marcam a reta final do feriado de Carnaval. Segundo previsões meteorológicas, a região com mais instabilidade tende a ser a Sul, com a chegada de uma frente fria que intensifica as precipitações, mas não afasta o calor.
“Frente fria de escassa atividade avança neste momento pelo Uruguai e Atlântico, associada a um ciclone a Leste da Malvinas. O sistema vai atuar juntamente com uma área de baixa pressão neste começo de semana no Sul do Brasil”, diz a MetSul Meteorologia em boletim.
A escassa atividade indica que não há massa de ar frio abrangente e forte em sua retaguarda, ou seja, não se prevê nenhuma mudança significativa de temperatura e o tempo seguirá com calor.
A instabilidade atmosférica que causou alternância entre sol, nuvens e chuva no fim de semana vai prosseguir neste começo de semana no Rio Grande do Sul, sob massa de ar quente e úmido de origem tropical que, segundo a MetSul, traz este tempo quente e abafado.
“A chuva irregular e mal distribuída desta semana no Rio Grande do Sul será predominantemente o que se conhece popularmente como ‘chuva de verão’, que tende a ocorrer da tarde para a noite após várias horas de sol e calor”, acrescenta a empresa de meteorologia.
Leia também
Outras regiões
No Sudeste, previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra que as máximas seguirão acima de 30 °C em todos os Estados, com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada neste início de semana.
Nas regiões Norte e Centro-Oeste, as maiores temperaturas do Carnaval são previstas para o Estado de Roraima, com máximas em torno de 38°C na segunda-feira (16/2), de acordo com o Inmet.
“No norte de Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso, os valores podem alcançar até 39°C ao longo do período de Carnaval”, estimou o instituto.






