
O leitor Jorge Daros, de Criciúma (SC), plantou mudas de araçá em seu quintal, mas mesmo nascendo muitos frutos, eles não amadurecem.
“As mudas de araçá que plantei em meu quintal dão muitas frutas, mas elas não amadurecem por inteiro. Apresentam uma parte empretecida, enquanto outra boa para comer. O que devo fazer para ter frutos maduros sem defeitos?”
Fotos de araçá enviadas pelo letor
Jorge Daros
Certeza de um diagnóstico sobre o problema do araçazeiro somente é possível com análise em laboratório. Porém, os sintomas existentes permitem associar a duas causas principais.
Uma delas é o ataque de tripes, insetos minúsculos que raspam a casca do ovário (parte que se desenvolve e gera o fruto) da flor da fruteira. Na tentativa de cicatrizar os danos, uma camada de cor mais escura e endurecida forma uma área que não se desenvolve mais. Por isso, à medida que o fruto cresce, acaba rachando e provocando uma lesão chamada “russeting”.
Tem uma dúvida? Envie sua pergunta para a Globo Rural pelo WhatsApp: (11) 97613-8715
Por ser comum em pomares domésticos, a falta de manejo permite que o vento seja a outra causa dos danos na produção. Frutos encostados entre si ou em galhos ficam sujeitos a atritos quando surgem ventanias. Contudo, como a lesão geralmente é superficial, basta cortar a parte afetada para consumir o araçá. Um técnico da região pode orientar tanto o controle de tripes quanto a realização de uma poda de limpeza no araçazeiro.
Consultor: Rodrigo Cezar Franzon, pesquisador de Recursos Genéticos e Melhoramento/Fruticultura da Embrapa Clima Temperado, Rodovia BR-392, KM 78, 9º Distrito, Monte Bonito, Caixa Postal 403, CEP 96010-971, Pelotas (RS), Tel. (53) 3275-8100, www.embrapa.br/fale-conosco/sac/





