
Uma ação em larga escala da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) é realizada, na manhã desta segunda-feira (9), para cumprir mandados de prisão contra suspeitos de furtos e roubos no estado do Ceará. A ofensiva acontece por meio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), conforme divulgado.
Estão sendo cumpridos mandados por meio do Programa de Cumprimento de Mandados de Prisão (Procumpri), iniciativa do Governo do Estado do Ceará. As equipes saíram do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).
A ação, segundo a SSPDS, consiste em abordagens preventivas em pontos estratégicos, por meio de levantamentos estratégicos da Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS) e da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). As diligências contam com equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE), além do suporte da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Procumpri
A ofensiva ainda visa buscar alvos do Programa de Cumprimento de Mandados de Prisão (Procumpri). A iniciativa é desenvolvida pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O programa, que funcionou em caráter experimental ao longo do último ano, foi regulamentado em dezembro de 2025. No período mencionado, 1.935 pessoas foram capturadas.
Mais informações sobre as ações das forças de segurança desta segunda-feira devem ser divulgadas ao longo do dia, incluindo o número de prisões e locais dos cumprimentos dos mandados.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Menor quantidade de roubos da série histórica
Os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), que englobam todos os tipos de roubo (exceto o latrocínio), apresentaram redução em todas as regiões do estado em janeiro de 2026. No Ceará, a diminuição foi de 42,3%. Neste ano, foram contabilizadas 1.358 ocorrências, enquanto, no mesmo período de 2025, foram registrados 2.355 casos.
O balanço das forças de segurança também aponta que janeiro de 2026 apresentou a menor quantidade de ocorrências em toda a série histórica, considerando o Ceará, Fortaleza, a Região Metropolitana e o Interior Sul. Os dados são da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
A lei: roubos e furtos
O furto (art. 155) consiste na subtração de coisa alheia móvel para si ou para outrem, sem emprego de violência ou grave ameaça à vítima. A pena é de reclusão de 1 a 4 anos e multa, podendo ser qualificada (até 8 anos) em casos como uso de fraude, escalada ou concurso de pessoas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O roubo (art. 157) ocorre quando há subtração de coisa móvel alheia mediante violência física, grave ameaça ou redução da vítima à impossibilidade de resistência. Pune-se com reclusão de 4 a 10 anos e multa, agravada (até 15 anos ou mais) se houver uso de arma, lesão corporal ou morte.
Denúncias
A população pode contribuir com investigações das forças de segurança repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncias”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.
Leia também | Mais de 300 torcedores envolvidos em briga antes do Clássico-Rei são levados à delegacia






