
Com previsão de gerar R$ 6 bilhões em negócios, começa nesta segunda-feira (9/2) e segue até sexta (13/2), a 38ª edição do Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR). O volume estimado é 14% menor do que o recorde de R$ 7 bilhões movimentados na edição anterior. Segundo Dilvo Grolli, presidente da Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel), o cenário atual da agricultura brasileira, com preços em queda da soja e demais grãos, leva a essa estimativa conservadora.
“Há um otimismo na cadeia produtiva, tendo em vista que crescemos mais do que os outros setores econômicos do país. Mas temos esse norte conservador porque o dinheiro do produtor para investimentos vem dessa produção”, justifica. Ainda assim, Grolli considera que o valor movimentado no evento – que abre o calendário das principais feiras do agronegócio no país – pode superar as estimativas e repetir os números da edição de 2025.
Segundo ele, o Show Rural apresentará motivação para isso. Com foco em inovação tecnológica e sustentabilidade, o evento concentrará 600 expositores. “Chama a atenção o investimento robusto das empresas, tanto no que diz respeito aos produtos e serviços oferecidos, quanto na estrutura dos estandes para receber os produtores, vários deles com mais de 4 mil metros quadrados”, observa.
E destaca o grande volume de lançamentos de novas variedades de grãos e de maquinários voltados para os diversos perfis de propriedades rurais.
“As empresas do setor apostam no crescimento do agronegócio e entendem que a tomada de decisão do produtor rural é baseada em resultado. A produtividade vem aumentando em torno de 3% ao ano nas lavouras e isso se deve à aquisição de tecnologia e inovações. Não dá para ficar com o freio de mão puxado”, analisa.
Lançamentos
Entre os lançamentos anunciados para o Show Rural estão as cultivares de feijão da Embrapa BRS ELO FC424, BRS FC429, BRS FP426 e BRS FP327, além da publicação sobre Tecnologia de Aplicação de Pesticidas. As inovações abrangem produção animal, grãos, hortaliças, frutíferas, forrageiras, tubérculos e bioinsumos, além de sistemas de produção e gestão.
A Embrapa participará da feira apresentando tecnologias de dez unidades de pesquisa: Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Clima Temperado, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Gado de Leite, Embrapa Hortaliças, Embrapa Mandioca e Fruticultura, Embrapa Pantanal, Embrapa Soja e Embrapa Suínos e Aves.
Além disso, haverá mais de 5,5 mil parcelas demonstrativas de empresas e instituições que apresentarão novidades voltadas ao aumento da produtividade e da sustentabilidade no campo. O local conta com 11 quilômetros de ruas cobertas, área da agricultura familiar e teve, para esta edição, ampliação dos pavilhões da administração e do Espaço Impulso.
A expectativa de público para esta edição, segundo os organizadores, é de até 400 mil visitantes. O evento acontece no parque tecnológico da Coopavel, no Distrito Industrial de Cascavel, das 7h às 18h, com acesso gratuito ao parque e estacionamento. Neste ano, serão 22 mil vagas para automóveis e 700 para ônibus.
Serviço:
38º Show Rural Coopavel
De 9 a 13 de fevereiro
Parque Tecnológico da Coopavel
Entrada e estacionamento gratuitos






