PT Ceará suspende filiação de suplente de deputado preso por importunação sexual

O suplente de deputado estadual Pedro Lobo (PT) teve a filiação temporariamente suspensa pelo PT Ceará, conforme decisão anunciada pela sigla na noite desta segunda-feira (2). Ele havia sido detido no Aeroporto de Juazeiro do Norte, no mesmo dia, por suspeita de importunação sexual contra uma passageira durante um voo procedente de São Paulo.

“O Partido dos Trabalhadores do Ceará informa que decidiu instaurar uma sindicância ética para apurar fatos de grande repercussão pública envolvendo o filiado Pedro Lobo, suplente de deputado estadual”, diz o partido na nota. “A decisão foi tomada com responsabilidade e respeito às normas do PT. A sindicância é uma etapa preliminar, que não significa julgamento antecipado, mas tem como objetivo apurar os fatos com seriedade, transparência e dentro do devido processo.”

No texto divulgado, o PT ainda destaca que tem “um compromisso histórico e inegociável com a defesa da vida, da dignidade e dos direitos das mulheres, com o enfrentamento a todas as formas de violência, assédio e discriminação”. Pontua também que a apuração garantirá o contraditório, a ampla defesa e a presunção de não culpabilidade, conforme determina o Estatuto e o Código de Ética do Partido.

 >>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A captura de Pedro Lobo ocorreu após a Polícia Federal ser acionada pela vítima, logo depois do desembarque. Segundo a Polícia Federal, a passageira relatou ter sido importunada ainda dentro da aeronave. Diante da denúncia, os agentes realizaram a oitiva da vítima e de testemunhas, o que resultou na lavratura do auto de prisão em flagrante pelo crime de importunação sexual.

De acordo com a nota divulgada pela Polícia Federal, o caso aconteceu no interior do avião que aterrissou em Juazeiro do Norte. Após a coleta dos depoimentos, o suspeito foi encaminhado para os procedimentos legais e a ocorrência foi formalizada na unidade policial responsável. A PF informou que o homem foi conduzido à unidade prisional competente e poderá responder criminalmente pelo fato apurado, conforme prevê a legislação. O caso segue sob investigação.

 >>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Confira na íntegra a nota divulgada pelo PT Ceará sobre a prisão do suplente de deputado por importunação sexual:

O Partido dos Trabalhadores do Ceará informa que decidiu instaurar uma sindicância ética para apurar fatos de grande repercussão pública envolvendo o filiado Pedro Lobo, suplente de deputado estadual.

A decisão foi tomada com responsabilidade e respeito às normas do PT. A sindicância é uma etapa preliminar, que não significa julgamento antecipado, mas tem como objetivo apurar os fatos com seriedade, transparência e dentro do devido processo.

Como medida excepcional, provisória e cautelar, o PT Ceará determinou a suspensão temporária da filiação enquanto durar a apuração, reafirmando seu compromisso com a ética e com a preservação da confiança da sociedade no partido.

O PT tem um compromisso histórico e inegociável com a defesa da vida, da dignidade e dos direitos das mulheres, com o enfrentamento a todas as formas de violência, assédio e discriminação. Esses valores fazem parte da nossa história, da nossa militância e da nossa atuação política.

Reafirmamos que não compactuamos com qualquer forma de violência e seguiremos atuando com responsabilidade, respeito às mulheres e compromisso com a verdade.

Por fim, a apuração seguirá garantindo o contraditório, a ampla defesa e a presunção de não culpabilidade, conforme o Estatuto e o Código de Ética do Partido.

Leia também | Ex-professor de medicina é preso por suspeita de assédio sexual no Ceará