A Cooxupé, maior cooperativa de produtores de café arábica do mundo, realiza nesta semana, nos dias 4 e 5 de fevereiro, a 11ª Feira do Cerrado, com expectativa de receber mais de cinco mil cafeicultores em seu núcleo em Monte Carmelo, Minas Gerais.
Na edição de 2025, a feira movimentou R$ 180 milhões. Neste ano, o gerente comercial e CRM da Cooxupé, Raul Dias Junior, diz que a meta é faturar 12,5% a mais, ou R$ 202,5 milhões.
“Com os preços do café em patamares remuneradores e todos os estandes já comercializados, entendemos que o cenário é favorável para superar os resultados da edição anterior, quando houve um bom faturamento no curto prazo, com muitos cooperados optando por reduzir o número de parcelas, priorizando pagamentos à vista ou em até três vezes”.
A Feira do Cerrado é uma referência para o setor, reunindo oportunidades de negócios, acesso a soluções e troca de conhecimento voltados ao fortalecimento da produtividade e da gestão das lavouras cafeeiras.
A região do Cerrado mineiro foi a primeira do país a receber o status de Denominação Geográfica concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) pela qualidade de seu café, boa parte classificada como grãos especiais, e responde por cerca de 12,7% da produção nacional, com uma produção média de seis milhões de sacas.
Gestão e rentabilidade
Neste ano, o tema da feira que antecede o início da safra será “Tradição e Inovação: Gestão Responsável, Cooperativismo Forte, Futuro de Oportunidades”. Devem participar mais de 70 expositores em uma área total de 50 mil m², sendo 13 mil m² cobertos.
Em nota, o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, disse que o evento é estratégico para aproximar o cooperado das principais inovações do mercado, fortalecer o cooperativismo e apresentar soluções que contribuam para a sustentabilidade e a rentabilidade das propriedades.
A cooperativa tem mais de 19 mil cooperados e recebe café produzido em mais de 300 municípios de Minas e São Paulo.
Com entrada e estacionamento gratuitos, a Feira do Cerrado 2026 será realizada das 8h às 18h, às margens da Rodovia MG 190, km 3.