Feito de milho e perfumado com canela, esse pudim é uma ótima opção para servir ao fim da tarde. O segredo pra ele ficar perfeito? Bater o milho com leite e coar bem — o sabor fica intenso, sem nenhum bagaço. A calda com canela fecha com chave de ouro. O preparo é da Panelinha.
Para o pudim
Ingredientes
2 latas de milho-verde (cerca de 2 ¼ xícaras [chá] de grãos escorridos);
1 lata de leite condensado (395 g);
2 ovos;
1 xícara (chá) de leite.
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 160ºC (temperatura baixa). Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para uma tigela grande — se um estiver estragado, você não perde a receita. Mexa com o batedor de arame para misturar as claras com as gemas. Junte o leite condensado e misture bem.
Escorra bem a água do milho e transfira para o liquidificador. Junte o leite e bata por cerca de 3 minutos para triturar bem os grãos do milho.
Sobre a tigela com a mistura de leite condensado e ovos, passe o milho batido por uma peneira — raspe bem com uma colher para extrair todo o suco de milho com leite e sobrar apenas o bagaço. Misture com o batedor de arame e deixe a massa do pudim descansando enquanto prepara o caramelo — essa pausa é essencial para eliminar possíveis bolhas de ar e garantir um pudim lisinho.
Para a calda
Ingredientes
¾ de xícara (chá) de açúcar;
¼ de colher (chá) de canela em pó;
¼ de xícara (chá) de água fervente.
Modo de preparo
Separe uma fôrma redonda, com furo no meio, de 18 cm de diâmetro. Leve uma chaleira com 3 xícaras (chá) de água ao fogo médio — ela vai ser usada para fazer a calda e assar o pudim em banho-maria.
Numa panela média de borda alta, leve o açúcar e a canela ao fogo baixo para derreter, mexendo de vez em quando com uma espátula de silicone, até formar um caramelo dourado.
Meça ¼ de xícara (chá) da água fervente e, com cuidado, regue sobre o caramelo. Atenção: a calda vai borbulhar na hora. Misture com a espátula até a calda ficar lisa.
Transfira a calda para a fôrma, vertendo sobre o cone central. Com um pano de prato, segure e gire a fôrma devagar para caramelizar todo o fundo e a lateral. Deixe esfriar por cerca de 10 minutos — se você colocar a massa do pudim sobre o caramelo muito quente, ela pode se misturar ao caramelo.
Despeje a massa do pudim na fôrma, também pelo cone central, passando por uma peneira. Coloque a fôrma dentro de uma assadeira, leve ao forno e, só então, adicione a água fervente para assar o pudim em banho-maria, até cobrir metade da fôrma. Deixe assar por cerca de 40 minutos.
Atenção: o tempo pode variar de acordo com o modelo e o tipo do forno.
O pudim estará pronto quando a superfície estiver firme, mas com o interior ainda cremoso — ele termina de firmar enquanto esfria. Evite assar demais para que o pudim não resseque nem fique firme demais.
Retire o pudim do forno e deixe amornar. Leve à geladeira para esfriar por pelo menos 3 horas antes de servir (se preferir, prepare com antecedência; o pudim pode ser mantido na geladeira por até 5 dias).
Para desenformar
Passe a base da fôrma sobre a chama do fogão, apenas para soltar a calda. Cubra a fôrma com um prato que tenha borda (para evitar que a calda escorra) e vire de uma só vez. Deixe a calda escorrer sobre o pudim e sirva a seguir.
Outras maneiras de assar o pudim
Na air fryer
Ao preparar o caramelo, use ⅓ de xícara (chá) de água fervente — assim, a calda fica mais fluida depois de assada. Coloque a fôrma com o caramelo no cesto da Air Fryer, despeje a massa e cubra com papel alumínio. Asse por cerca de 30 minutos a 180 ºC.
Na panela de pressão elétrica
Coloque a massa do pudim na fôrma e cubra com papel alumínio. Forre o fundo da panela com um pano de prato dobrado — isso evita que a fôrma trepide durante o cozimento. Adicione a água, o suficiente para cobrir metade da fôrma, e então acomode a fôrma dentro da panela. Cozinhe por 15 minutos, no modo Pressão Baixa.
Na boca do fogão
Coloque a massa do pudim na fôrma e cubra com papel alumínio. Forre o fundo de uma panela grande com um pano de prato dobrado e acomode a fôrma por cima. Adicione água até a metade da altura da fôrma. Tampe a panela e leve ao fogo alto; quando a água começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos.