Teve início, na tarde deste sábado (17), a cerimônia de assinatura do acordo de livre comércio entre os blocos econômicos do Mercosul e da União Europeia. O evento simbólico acontece em Assunção, no Paraguai.
A conclusão das tratativas acontece após mais de 25 anos de negociação e em meio a uma ofensiva protecionista dos Estados Unidos. O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não compareceu à cerimônia, e o país está sendo representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Também estão presentes os presidentes do Paraguai, Santiago Peña, da Argentina, Javier Milei, do Uruguai, Yamandú Orsi, e da Bolívia, Rodrigo Paz. Representando os europeus, marcam presença a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Antonio Costa.
Antes do início do evento, Lula chamou nas redes sociais a assinatura do acordo de “marco histórico” e destacou que tanto a União Europeia quanto o Mercosul terão benefícios com a tratativa. “O Acordo representa a vitória do multilateralismo e trará benefícios para as populações dos países do Mercosul e da União Europeia. Um marco histórico de fortalecimento do diálogo e do entendimento entre os blocos, que vai criar oportunidades mútuas de emprego, geração de renda, desenvolvimento sustentável e progresso econômico”, afirmou o presidente brasileiro.
Representando os europeus, marcam presença a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Antonio Costa