
O peão brasileiro Julio César Marques é o novo líder do campeonato mundial de rodeio em touros da Professional Bull Riders (PBR). Ele assumiu a primeira colocação no ranking ao ficar em segundo lugar na etapa de Nova York, a quarta da temporada, no último fim de semana. O vencedor da prova foi o americano Sage Steele Kimzey, com domínio sobre os quatro touros que montou.
Kimzey fez 90,6 pontos na primeira montaria na sexta (9/1), marcou 81,1 no sábado e 87,05 na terceira montaria no domingo. Para garantir a vitória, cravou 92,05 pontos, a maior nota da temporada, no lombo de Lights Out, na rodada decisiva no domingo (11/1). Com o resultado, o americano subiu para o terceiro lugar no ranking do mundial, atrás do compatriota Marco Rizzo.
+ Calendário de rodeios: confira as datas dos principais eventos de 2026
A arena lotada acompanhou uma decisão emocionante: cinco dos dez peões classificados para a rodada final conseguiram montarias com nota superior a 90 pontos. Um deles foi Marques, que liderava a etapa até a montaria espetacular de Kimzey.
O brasileiro de apenas 21 anos venceu os dois primeiros touros na sexta e sábado, caiu na terceira rodada, mas se recuperou na final com 91,10 pontos em UTZ BesTex Smokestack.
Fecharam o top five da etapa nova-iorquina o americano Clay Guiton, o australiano Callum Miller e o brasileiro Leandro Zampolo, que, pela primeira vez na carreira de três anos na elite da PBR, venceu uma rodada no sábado com uma montaria de 87,80 pontos em The Hondo.
Além de Júlio César e Zampollo, o Brasil só tem mais um peão, Paulo Eduardo Rosseto, entre os dez melhores da classificação. Por enquanto, os campeões mundiais Kaique Pacheco (19º), Cássio Dias (27º) e o tricampeão José Vitor Leme fazem uma temporada sem vitórias ou montarias de mais de 90 pontos.
Leme, que busca ser o primeiro peão da história a ganhar quatro títulos mundiais, só disputou as duas últimas etapas e nem aparece entre os 40 melhores. Em seu perfil no Instagram, o tricampeão disse que o retorno, após se recuperar de uma lesão no joelho, não foi como planejado, mas a temporada é longa.
Initial plugin text
“Cabeça erguida, trabalho dobrado e foco total no objetivo. O título se constrói até o último dia”, disse o brasileiro que só disputou 13 das 23 etapas no ano passado, mas protagonizou a maior virada dos campeonatos da PBR ao ganhar o Mundial na final, saindo do 36º lugar na classificação.
A próxima etapa será disputada na próxima sexta e sábado (16 e 17 de janeiro) em Milwaukee, no estado de Wisconsin.
Classificação do mundial da da PBR depois de quatro etapas






