O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que a aprovação provisória do acordo entre Mercosul e União Europeia significa um “avanço muito importante”. Ele ressaltou que a medida viabilizará a criação do maior bloco econômico do mundo.

“A aprovação provisória do Acordo Mercosul-União Europeia é um avanço muito importante para que, já na próxima semana, possamos celebrar esse momento histórico, criando o maior bloco econômico do mundo”, escreveu no X.

Segundo Fávaro, a presença do Brasil nas negociações e a diplomacia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram fundamentais para o avanço do acordo.
Leia também:
Embaixadores da UE aprovam provisoriamente acordo comercial com Mercosul
ApexBrasil estima aumento de US$ 7 bilhões em vendas à União Europeia

Com relação ao agronegócio, ele disse que o acordo vai criar oportunidades e minimizou o fato de a UE ter aprovado novas salvaguardas contra a importação de produtos do setor. “É muito relevante nas oportunidades para o Mercosul com a ampliação dos nossos negócios”, afirmou.

“As salvaguardas são ações recíprocas que podem ser debatidas conjuntamente durante os processos de negociação. O nosso foco é na ampliação das oportunidades”, concluiu.