
A Mantiqueira e a Bunge anunciaram nesta terça-feira (6/1) a criação e uma parceria comercial para fomentar práticas de agricultura regenerativa entre as duas empresas. Segundo comunicado, a Bunge fornecerá à Mantiqueira 12 mil toneladas de farelo de soja 100% rastreável usado na produção de ração para alimentação de aves.
“Acreditamos em uma jornada coletiva e estamos identificando novas oportunidades e ferramentas para fortalecer abordagens regenerativas que geram valor para toda a cadeia”, afirma em nota a diretora de sustentabilidade da Bunge, Pamela Moreira.
Como contrapartida, a Mantiqueira fornecerá à Bunge fertilizante orgânico feito à base de esterco de galinha poedeira. Até o momento, há foram aplicadas cerca de 100 toneladas do produto em áreas de teste da multinacional.
“Nosso papel na agricultura regenerativa é incentivar a economia circular mediante a ransformação dos dejetos das aves (esterco) em fertilizante orgânico. Assim, há uma retroalimentação de todo o ecossistema produtivo da Mantiqueira Brasil de maneira sustentável”, destaca Leandro Testa, diretor de Originação da Mantiqueira Brasil e de Negócios da Solobom.
Segundo as duas empresas, o programa de Agricultura Regenerativa da Bunge já abrange 345 mil hectares no Brasil. Já a Mantiqueira afirma comercializar mais de 100 mil toneladas anuais de adubo orgânico à base de esterco de galinha.






